:: 2/jan/2017 . 6:46
Política: Chico Reis eleito para a presidência da Câmara de Itabuna
O mais jovem vereador da atual legislatura, Francisco José Carmo Reis, Chico Reis (PSDB), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, para o biênio 2017-2018. Ele liderou a chapa um que obteve 12 votos, que derrotou a chapa dois capitaneada por Ronaldo Geraldo Santos, o Ronaldão (PMN), que teve nove votos e era alinhada com o governo municipal. A mesa diretora da Câmara é integrada ainda por Ricardo Xavier (PPS), 1º vice-presidente; por José Erovânio Sobral, o Babá Cearense (PHS), 2º vice-presidente), além de Charliane Sousa (PTB), na 1º secretaria; Milton Gramacho (PRTB), na 2º secretaria e Enderson Bruno dos Santos, o Guinho (PDT) para a 3º secretaria.
Bacharel em Administração e Direito o vereador chico Reis, reeleito segue em seu segundo mandato prometendo honra o seu verdadeiro papel de legislador. O presidente também já exerceu o cargo de segundo secretário da mesa diretora daquela casa.
Festival de cultura dos povos indígenas do Acre
A história dos povos indígenas do Acre é marcada por lutas e conquistas. O estado concentra 15 etnias em 34 terras indígenas (TI), distribuídas entre 11 dos 22 municípios acreanos, que correspondem a 14,8% do seu território. Através da Assessoria de Assuntos Indígenas do Governo do Acre, os índios têm reafirmado e celebrado sua cultura. Em 2016, o Acre avançou na promoção de festivais indígenas, principal evento realizado para promover a tradição, cultura, espiritualidade e expressões das etnias. Foram 11 eventos realizados nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira. As festividades contam com o apoio do governo do Estado, que dá o suporte de infraestrutura necessário para que turistas participem dos eventos, que potencializam o ecoturismo na região. Para o assessor indígena do Estado Zezinho Yube, os festivais são importantes, pois, a partir deles, veem-se o encontro e a união dos povos indígenas da região e também de outras regiões. “O fortalecimento cultural é muito forte, já que o evento reúne dança, culinária, bebidas, pajelanças e outras atividades relevantes do nosso povo”, observa o gestor. (Ascom/Acre)
Educação: Bolsa de mestrado para grupos sub-representados na Ciência
O British Council, é uma organização internacional do Reino Unido, que em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) dos estados brasileiros de Goiás (FAPEG), Paraíba (FAPESQ/PB) e da Bahia (FAPESB), estão oferecendo bolsas de mestrado para grupos sub-representados nas ciências, no Reino Unido com todos os custos básicos pagos. Para concorrer, é necessário ter cursado o ensino superior em instituições dos estados de Goiás, Paraíba ou Bahia. O objetivo estratégico desta chamada é a promoção de um programa de mestrado no Reino Unido, como uma experiência abrangente para fortalecer a participação de grupos sub-representados nas áreas de ciência e inovação no Brasil, como mulheres de minorias étnicas, além de influenciar mais práticas e políticas inclusivas. Esta é mais uma oportunidade para os povos indígenas do Brasil. O prazo para apresentação das candidaturas é 19 de fevereiro de 2017, às 18 horas (horário de Brasília). Maiores informações Acesse:https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/mestrado-fapeg-fapesq-fapesb-2017
- 1