Movimento indígena da Bahia inicia ações para atendimentos das demandas no estado
O presidente Dernival Oliveira da Bahia Pesca recebe lideranças do Mupoiba, acompanhados por representantes da SJCDH e da SDR. Fotos: Vinícius Valadares
O Movimento dos Povos Indígenas da Bahia, (Mupoiba), iniciou o ano dando seguimento as propostas discutidas e aprovadas em assembleia com todos povos indígenas da bahia, que aconteceu no final do ano passado na capital do estado. As agendas marcadas pelo Mupoiba começaram com algumas audiências em secretarias e órgãos governamentais para tratar das demandas e as ações das políticas publica para povos indígenas da bahia. A primeira aconteceu hoje pela manha com Dernival Oliveira, que é presidente da Bahia Pesca. Na pauta discutiu-se sobre a distribuição de alevinos, cursos e dos editais para povos tradicionais. Participaram da reunião uma comissão composta por um representante da Secretaria de Justiça Social, o coordenador de políticas para povos indígenas, Jerry Matalawê, O assessor da SDR Vinícius Valadares, além do cacique Cícero José, do Cacique Raimundo Tuxá, do vice cacique Francinaldo atiku, representando o movimento indígenas no território de Itaparica. Na oportunidade foi proposto pelo presidente da Bahia Pesca a realização de um grande encontro na região do território de Itaparica de que envolve os municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Paulo Afonso, Rodelas e Curaçá do território São Francisco. Esta ação deve acontecer no primeiro semestre de fevereiro, e contará com as presenças de outras secretarias e órgãos do estado para definir as ações efetivas e aplicações das políticas publica para povos indígenas e os demais seguimentos a serem atendidos.Logo mais a tarde aconteceram outras reuniões importantes do Mupoiba em outros setores do governo. Na Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), a comissão do Mupoiba foi recebida pelo assessor da presidência João Lopes, representando o presidente Marcus Vinícius Ferreira Bulhões, para tratar das demandas hídricas dos povos indígenas da bahia.
A lideranças do Mupoiba com Vinícius Valadares e Jerry Matalawê, recebidos no gabinete da presidência da Cerb
No MAPA – ministério da agricultura e do abastecimento, a comissão foi recebida pelo Coordenador da pesca no mapa é Josafá Marinho, onde foi tratados de alguns assuntos de grande relevância para os povos indígenas da bahia. Participaram também da reunião o presidente Fapesca Bahia, Antonio Jorge, o assessor da coordenação de pesca, o assessor da SDR Vinícius Valadares, o assessor no território Itaparica, Lourenço Junior, e o assessor do deputado Afonso Florence, Adriano Souza, Além das lideranças do Mupoiba.
,
Parabéns meus líderes, vamos interferir nas políticas pro indigenas desta terra sem importar as consequências