Milho Guarani é produzido nas próprias tribos de Itanhaém (Foto: Kátia Doenz/Prefeitura de Itanhaém)/G1

A merenda escolar oferecida nas escolas indígenas de Itanhaém, no litoral de São Paulo, ganhou um alimento sagrado produzido pelos próprios índios da região: o milho Guarani. A novidade faz parte de uma parceria entre a prefeitura e agricultores familiares das aldeias Rio Branco e Itaoca por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo a cultura indígena, o Avaxi Ete’i (Milho Guarani) é considerado um alimento sagrado e a partir deste ano letivo fará parte do cardápio das unidades municipais. É costume as crianças levarem as espigas para seus familiares comerem também, pois em sua cultura alimentar-se com o Avaxi Ete’i tem poder curativo e fortalecedor do corpo e do espírito.

Além da tradição, o alimento fornecido aos estudantes também vai resultar em uma melhoria financeira para as famílias produtoras.

O Banco de Alimentos de Itanhaém é o mediador da parceria e, também, responsável pelo Programa de Aquisição da Agricultura (PAA) Familiar (PNAE /2011) que fornece maracujá, banana nanica, banana prata, inhame, couve, mandioca, tomate cereja, palmito pupunha, uva, chuchu, entre outros, à rede municipal e estadual.