Representantes do Mupoiba se reúnem com IPAC  para tratar do resgate histórico dos povos indígenas da bahia.

O Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico do Estado da Bahia – (Ipac), recebeu a visita de coordenadores do movimento indígena da Bahia, (Mupoiba), para estabelecer relações e tratar de ações efetivas de registro, conservação e do resgate da cultura dos povos indígenas da bahia. A iniciativa do Mupoiba, entre outras coisas, visa também em colaborar reconstruir e inserir na educação, a história dos povos indígenas no estado, e no país, com a criação de espaços para a preservação do vasto acervo material existentes nas aldeias, prefeituras, e em puder de particulares.

Na oportunidade aconteceu uma reunião com o chefe de gabinete do IPAC, Ivan Souza Teixeira, e a subgerente do órgão, Juliana Assis, quais demonstraram grande interesse na pauta, classificaram como positiva, após ouvirem representantes do Mupoiba, Kahú Pataxó, coordenador geral, e Walney Magno, secretário de comunicação.

O encontro contou as presenças dos assessores do deputado federal Afonso Florence, Adriano Souza, Vinícius Valadares, e representantes de entidades de movimento social. Observado ainda com pouca visibilidade a história dos povos originários do brasil, em especial na Bahia, o movimento indígena do estado, através de sua organização, inicia uma construção de relevância, que é o resgate da história material e imaterial, o que reforça a luta pela terra. “a história precisa ser mostrada, pois ainda não somos entendidos, em função da invisibilidade de nosso povo”.  Frisou Kahú. Novas agendas serão construídas no sentido de dá seguimento na luta por interesses concretos para atender as demandas das potencialidades apontadas para construção de política cultural voltada para a histórica dos povos indígenas da bahia.

*Editor.