:: 13/jun/2017 . 22:34
Cidadania: Índios, direitos humanos e democracia no Brasil
Índios, direitos humanos e democracia no Brasil
O Congresso Nacional tornou-se um campo de caça aos direitos dos povos indígenas, o que ficou evidente na CPI da Funai e Incra, que buscou criminalizar suas lideranças e seus aliados no Estado, no Ministério Público, nas igrejas e nas ONGs, além de propor a extinção da própria Funai e medidas que buscam inviabilizar as demarcações e os direitos dos índios
Os povos indígenas estiveram sempre presentes na história do nosso país, cujo Estado nasceu e respectivo território se desenvolveu sobre as instituições e territórios milenares dos povos originários. São 517 anos de história nacional sobreposta e em conflito :: LEIA MAIS »
AM: Assembleia discute situação de indígenas
Analisar e discutir as políticas indígenas no âmbito do Estado de Rondônia, com vistas a chamar a atenção das autoridades públicas para a precariedade desses povos em todos os setores de políticas públicas. Foi com essa proposta que a Assembleia Legislativa realizou ontem audiência pública com a presença de autoridades, representantes de entidades de defesa e dos próprios indígenas.
Autor da sugestão para o debate, o deputado Ezequiel Júnior (sem partido), explicou que hoje os povos nativos não sofrem apenas com a invasão das terras, mas também a falta de educação e saúde básica nas aldeias. :: LEIA MAIS »
Canavieiras: Saúde Itinerante atende no Bairro Novo
As comunidades em Canavieiras-BA, estão sendo beneficiadas pelo projeto” Ação Saúde Mulher”, que é uma iniciativa do Instituto Movimento da Cidadania. A primeira visita médica com palestra aconteceu na Igreja Evangélica (Ministério a palavra que Liberta), no bairro Novo. Além do atendimento houve esclarecimentos sobre prevenção no Combate ao Glaucoma, com a oftalmologista Dácio Rolemberg, doutor em Oftalmologia. Durante o evento, o médico abordou as formas de prevenção e tratamento dos principais problemas que acometem os olhos, como o glaucoma, a catarata, conjuntivites, entre outros, além de esclarecer as dúvidas dos participantes. A presidente do Instituto Alina Maria Melo Rolemberg, destacou a importância do projeto itinerante “‘Ação Saúde Mulher”, e que pretende atender todas as comunidades urbana e rural do município de Canavieiras. Segundo Alina, é através de projetos como este que a população terá acesso a testes rápidos, atendimento médico, além de receber orientação com material educativo. Ela lembra que o governo municipal através da Secretaria de Saúde, apoia a ação.
- 1