LILI 202 PUBLGA abertura do evento coordenado pela agricultora Lidinalva Gomes, representando a articulação.

Mais de 300 lideranças de associações, cooperativas e sindicatos participaram, nesse sábado (11), do I Seminário da Agricultura Familiar dos Municípios de Canavieiras e Una e região, que aconteceu no Salão Paroquial do município de Canavieiras, Território de Identidade Litoral Sul. A realização desse seminário integra a estratégia conjunta de um trabalho organizado pelas próprias lideranças com o apoio e parceria do Governo do Estado, por meio da SDR e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras de Canavieiras e Una, mandatos parlamentares, Associação Mãe dos Pescadores Extrativistas de Canavieiras (Amex), Instituto dos povos Indígenas da Bahia (Ação Bahia), parceiros locais, municipais e estaduais.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi representada, na abertura do evento, pelo coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, que debateu sobre o tema: Políticas Públicas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia no Estado da Bahia.

A alegria contagiou a todos os participantes

O objetivo do evento é consolidar uma atuação de forma articulada e em rede, na busca de solução dos problemas coletivos, com a apresentação de uma pauta conjunta que prevê o fortalecimento a região. Tosato parabenizou a organização das associações que promoveram o seminário e ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado e prefeituras municipais para que as políticas públicas promovam o desenvolvimento rural. Ele destacou a importância de se fazer um planejamento das ações, das entidades estarem inseridas nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), da construção de uma estimativa da quantidade e diversidade da produção nos municípios, de buscar os mercados institucionais, ou não, para o escoamento dos produtos locais, entre outros.

A articulação dos agricultores unidos e fortalecidos

“O Governo do Estado, por meio da SDR, vem executando ações, em toda a Bahia, para promover o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, a exemplo dos investimentos em mecanização rural, assistência técnica e extensão rural (ATER) e regularização fundiária. Essas ações serão ainda mais efetivas e poderão ser ampliadas com a realização de um trabalho em parceria com as prefeituras municipais e as entidades representativas da agricultura familiar”.

O prefeito Dr. Almeida em sua fala assumindo um novo momento para com os agricultores

Segundo a coordenadora da articulação, Lidinalva Gomes (Lili), o objetivo principal foi o de oferecer um espaço para discussão e divulgação da agricultura familiar, unido lideranças das mais diversas comunidades rurais, para construção de um documento que estruture e aproxime as ações governamentais, com esses pequenos produtores, solucionando os processos produtivos de maneira que a sustentabilidade esteja relacionada com as questões econômicas, sócias, estruturais e ambientais.
PUBLICO 02 pubg
Bahia Produtiva

Durante o evento, foi apresentado também o projeto Bahia Produtiva, que vem investindo recursos para apoiar cadeias produtivas estratégicas no estado, como as de apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, pesca artesanal e aquicultura, entre outros, e a parceria com a Secretária Estadual de Educação (SEC), para a realização de cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento rural. Entre as ações executadas por meio da SDR estão ainda a entrega de trator com implementos agrícolas, barracas padronizadas de feira, entregas de mudas de frutíferas, por meio da Biofábrica, entre outras ações.O secretário da Amex e membro da coordenação da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Carlos Alberto Santos, falou da satisfação em fazer parte de um evento organizado pelas próprias associações: “É uma iniciativa ímpar, pois até então não havia histórico de um evento como esse. A ideia é fazer com que os agricultores interajam e, por meio de uma ação articulada, consigam mais ações positivas, como a implementação de políticas públicas, com um diálogo junto às prefeituras, buscando a melhoria da qualidade de vida e qualificação da produção da agricultura familiar desses dois municípios”.

Lideranças da agricultura familiar participando efetivamente do evento

Potencial produtivo
De acordo com a organização do evento, essa região, onde existem aproximadamente 60 associações representativas dos agricultores, possui grande potencial produtivo e tem como principais atividades econômicas a agricultura familiar e a pesca artesanal, que ainda demandam qualificação e diversificação da produção.

Entre os temas debatidos durante o seminário estão Agricultura Familiar nos municípios de Canavieiras e Una, histórico de lutas e resistência, Agricultura Familiar Agroecológica no Sul da Bahia, Oportunidades e Perspectivas de Futuro, e Direitos dos Agricultores e Agricultoras Familiares avanços históricos, retrocessos e ameaças. Durante o encontro foi criada a Coordenação das Organizações da Agricultura Familiar dos Municípios de Canavieiras, Una e Região.

O representante da (SDR), José Tosato, debatendo com os agricultores

Participaram do encontro representantes da Amex, das Reservas Extrativistas (Resex), Instituto Movimento da Cidadania, Coordenação do Território Litoral Sul, do prefeito do município de Canavieiras, Dr. Almeida e de equipes das prefeituras municipais de Canavieiras e Una, da coordenação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), no Serviço de Apoio à Agricultura Familiar, da Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Da Redação e informações: Secom/BA