BA: Seminário reúne agricultores em Canavieiras
Mais de 300 lideranças de associações, cooperativas e sindicatos participaram, nesse sábado (11), do I Seminário da Agricultura Familiar dos Municípios de Canavieiras e Una e região, que aconteceu no Salão Paroquial do município de Canavieiras, Território de Identidade Litoral Sul. A realização desse seminário integra a estratégia conjunta de um trabalho organizado pelas próprias lideranças com o apoio e parceria do Governo do Estado, por meio da SDR e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), prefeituras de Canavieiras e Una, mandatos parlamentares, Associação Mãe dos Pescadores Extrativistas de Canavieiras (Amex), Instituto dos povos Indígenas da Bahia (Ação Bahia), parceiros locais, municipais e estaduais.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi representada, na abertura do evento, pelo coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, que debateu sobre o tema: Políticas Públicas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia no Estado da Bahia.
O objetivo do evento é consolidar uma atuação de forma articulada e em rede, na busca de solução dos problemas coletivos, com a apresentação de uma pauta conjunta que prevê o fortalecimento a região. Tosato parabenizou a organização das associações que promoveram o seminário e ressaltou a importância da parceria entre Governo do Estado e prefeituras municipais para que as políticas públicas promovam o desenvolvimento rural. Ele destacou a importância de se fazer um planejamento das ações, das entidades estarem inseridas nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), da construção de uma estimativa da quantidade e diversidade da produção nos municípios, de buscar os mercados institucionais, ou não, para o escoamento dos produtos locais, entre outros.
“O Governo do Estado, por meio da SDR, vem executando ações, em toda a Bahia, para promover o desenvolvimento rural e fortalecer a agricultura familiar, a exemplo dos investimentos em mecanização rural, assistência técnica e extensão rural (ATER) e regularização fundiária. Essas ações serão ainda mais efetivas e poderão ser ampliadas com a realização de um trabalho em parceria com as prefeituras municipais e as entidades representativas da agricultura familiar”.

Bahia Produtiva
Durante o evento, foi apresentado também o projeto Bahia Produtiva, que vem investindo recursos para apoiar cadeias produtivas estratégicas no estado, como as de apicultura e meliponicultura, bovinocultura de leite, pesca artesanal e aquicultura, entre outros, e a parceria com a Secretária Estadual de Educação (SEC), para a realização de cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento rural. Entre as ações executadas por meio da SDR estão ainda a entrega de trator com implementos agrícolas, barracas padronizadas de feira, entregas de mudas de frutíferas, por meio da Biofábrica, entre outras ações.O secretário da Amex e membro da coordenação da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Carlos Alberto Santos, falou da satisfação em fazer parte de um evento organizado pelas próprias associações: “É uma iniciativa ímpar, pois até então não havia histórico de um evento como esse. A ideia é fazer com que os agricultores interajam e, por meio de uma ação articulada, consigam mais ações positivas, como a implementação de políticas públicas, com um diálogo junto às prefeituras, buscando a melhoria da qualidade de vida e qualificação da produção da agricultura familiar desses dois municípios”.
Potencial produtivo
De acordo com a organização do evento, essa região, onde existem aproximadamente 60 associações representativas dos agricultores, possui grande potencial produtivo e tem como principais atividades econômicas a agricultura familiar e a pesca artesanal, que ainda demandam qualificação e diversificação da produção.
Entre os temas debatidos durante o seminário estão Agricultura Familiar nos municípios de Canavieiras e Una, histórico de lutas e resistência, Agricultura Familiar Agroecológica no Sul da Bahia, Oportunidades e Perspectivas de Futuro, e Direitos dos Agricultores e Agricultoras Familiares avanços históricos, retrocessos e ameaças. Durante o encontro foi criada a Coordenação das Organizações da Agricultura Familiar dos Municípios de Canavieiras, Una e Região.
Participaram do encontro representantes da Amex, das Reservas Extrativistas (Resex), Instituto Movimento da Cidadania, Coordenação do Território Litoral Sul, do prefeito do município de Canavieiras, Dr. Almeida e de equipes das prefeituras municipais de Canavieiras e Una, da coordenação da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), no Serviço de Apoio à Agricultura Familiar, da Coordenação de Povos e Comunidades Tradicionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).