WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



novembro 2017
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  


:: 29/nov/2017 . 8:47

Saúde Indígena: Nova portaria na atenção à saúde indígena ainda gera inseguranças

O Cacique Sival Sussuarana, participando do projeto ” Ação Saúde Indígena”, em Olivença, na parceria com o Ação Bahia

A falta de fiscalização das mudanças na atenção básica à saúde da população indígena é apontada como um entrave para que melhorias no atendimento, de fato, sejam implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da Portaria nº 2.663, o Ministério da Saúde estabeleceu, desde outubro, novos critérios para o atendimento de indígenas em hospitais. A medida atende a antigas reivindicações do movimento indígena. Paulo Tupiniquim, coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo aponta para a importância de a portaria ser levada à prática pelo poder público. “Se houver fiscalização, eu penso que os indígenas vão ter um avanço muito grande. Porque coisas que não podem ser feitas hoje, dentro do hospital, por essa portaria vão poder. Por exemplo, o Pajé poder ir lá fazer sua pajelância, um indígena escolher o seu próprio alimento, uma alimentação tradicional que é o hábito dele se alimentar.” Ao todo, foram estabelecidos 13 critérios de adequação no atendimento. Os hospitais que se adequarem também poderão receber, anualmente, até R$ 2,4 milhões do governo.Nova política prevê 13 critérios de adequação, entre eles, permitir pajelança e alimento tradicional em hospitais :: LEIA MAIS »

BA: Boas práticas de fabricação em agroindústria familiar reúne agricultores familiares

A Coordenação da Articulação da Agricultura Familiar de Canavieiras e Região, recebida pelo Secretario da SDR, Jerônimo Rodrigues, na VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar.

Agricultores familiares, expositores representantes de cooperativas e técnicos responsáveis por unidades de produção que participaram do Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (FEBAFES), participaram da oficina de Boas Práticas de Fabricação em Agroindústria Familiar, nesta terça-feira (28). O evento foi realizado em paralelo à 30ª Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com o Sebrae, a oficina contou com a presença de 30 participantes.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia