seminaro2

Evento reúne cerca de 300 estudantes de oito instituições de ensino superior

Mais de 300 estudantes indígenas de oito instituições de ensino superior da Bahia estão participando desta sexta-feira (1º) até domingo (03), do I Seminário de Universitários Indígenas. O evento acontece na aldeia de Barra Velha, conhecida como aldeia-mãe pela comunidade pataxó, na zona rural de Porto Seguro. Com o tema Muká Mukaú (Unir e reunir), o seminário busca promover a formação de lideranças jovens para dar continuidade à jornada de luta dos anciões.

“Pensamos em promover o encontro para atender um anseio dos mais velhos de nossa comunidade. Eles querem ter certeza que, apesar de sermos graduados, estarmos realmente preparados para dar continuidade à luta deles”, disse o coordenador do evento, o índio Tapury Pataxó. Ele é formado em Ciências Sociais pela UFMG e dá aula da escola da aldeia de Barra Velha.Comitivas de alunos de diversas universidades baianas chegam para o encontro

 

AFONSO NO SEMINARIO INDIGENA2

Foto: Divulgação

Clique Aqui e veja a abertura do Seminário

As comitivas de alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia, da UESC, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do IFBA, da UEFS, da Uneb e da UESB começaram a chegar a Porto Seguro na noite de quinta-feira (31).

Na manhã desta sexta-feira (1º), o evento, que inicia oficialmente às 15h, foi marcado por uma apresentação indígena e pela troca de experiência com os anciões. “À tarde ocorrem os grupos de discussões, levando em conta dez temas relevantes levantados pelos anciões”, disse Tapury.

Até domingo, a programação do seminário contará com apresentações culturais e debates entre os participantes.

Fonte: Radar64