DENTISTA TODOS

Em continuidade com a parceria estabelecida entre o DSEI Bahia, Sesai e Faculdade São Leopoldo Mandic, está acontecendo entre os dias 4 e 8 de novembro de 2019, o II mutirão de prótese na Serra do Padeiro, aldeia Tupinambá, localizada na região do polo base de Ilhéus.
A técnica desenvolvida pela professora Almenara de Souza Fonseca Silva da faculdade São Leopoldo Mandic, pauta-se na utilização de arcos dentais patenteados pela UNICAMP e permite que a confecção e instalação das próteses seja realizada logo no primeiro dia do atendimento.

Serão realizadas em torno de 50 próteses nos indígenas que são atendidos pela equipe multidisciplinar de saúde indígena. Os cirurgiões dentistas da equipe permanente da Prótese que iniciaram os atendimentos foram, Isabela dos Santos Vilasboas, Jeriel Silva Santos Júnior , Frank Elton Silva Carvalho, Urânio Sérgio Fernandes Costa, Thiago Morais Bute e Thairo.

DENTISTA PORANCY2
Em paralelo, o projeto “Aprender brincando sobre saúde” está sendo desenvolvido com a participação dos professores da escola indígena, com o intuito de que a reabilitação e a prevenção caminhem juntas, já que a perda dentária é evitável e não pode ser entendida como algo normal.

A parceria saúde escola é imprescindível para que a futura geração chegue a idade adulta com todos os dentes saudáveis na boca.
O Thiago Bute, responsável técnico do programa de saúde bucal do DSEI Bahia comenta que a demanda reprimida, a dificuldade de acesso dos indígenas aos serviços de especialidade e a viabilidade de execução da técnica por dentistas da atenção básica dentro do território indígena, faz com que essa parceria tenha tudo para continuar e a pretensão é que seja levada a todos os 9 polos bases do DSEI Bahia, beneficiando 400 pacientes.

DENTISTA MEDICOS 2
O dentista Jeriel Silva Santos Junior, da aldeia Tupinambá Serra do Padeiro, comentou que foi motivo de muita felicidade conseguir trazer esse projeto para a aldeia onde atua há mais de 6 anos.

Desde o início das tratativas, durante seu curso de doutorado na são Leopoldo Mandic, Jeriel acreditou no potencial do projeto e principalmente buscou recompensar a comunidade representada pelo Cacique Babau e a liderança da aldeia Elisângela Barbosa que sempre estimularam sua capacitação, com a certeza de que a comunidade seria beneficiada.
O Prof Almenara, responsável pelo projeto Prótese em 1 dia, sente-se realizada em ver que sua invenção está atingindo as pessoas que mais precisam por que perderam os dentes precocemente e não têm acesso regular a atenção especializada.
Já a Profa Flávia Martão Flório, responsável pelo Aprender Brincando está muito satisfeita. Os professores estão sendo incríveis. Estão motivados a inserirem na rotina da escola os cuidados em saúde bucal e compreenderam sua importância nesta parceria. “por iniciativa própria, pediram que eu conversasse com a comunidade, pois a parceria escola, saúde e família é imbatível.” Ressaltou a professora.
Para Domingos Sávio de Oliveira, da equipe DIASI, o apoio da Coordenadora Distrital do DSEI Bahia, Luzia Pataxó, foi primordial para que a segunda etapa do projeto acontecesse e para ela. “esta ação é de extrema importância para devolver a qualidade de vida e autoestima aos parentes indígenas, devolvendo-lhes o sorriso.” afirmou Sávio.