Vídeo Mostra tudo

A Agência de Jornalismo Investigativo (Publica),  publicou em seu site uma reportagem que realizou na Reserva Extrativista de Canavieiras -RESEX, onde mostra os impactos da chegada do óleo em Canavieiras, na Bahia, e flagrou também o armazenamento em escola abandonada com 35 toneladas de óleo.

A reportagem ouviu pescadores e marisqueira no município de Canavieiras, dizer que a comunidade se mobilizou para enfrentar a chegada de toneladas de petróleo cru de origem desconhecida que atingiu mais de 700 praias do litoral brasileiro.

A comunidade local se mobilizou para se organizar para a retirada do óleo

As organizações socias como Amex, Colônia Z-20, Rede de Mulheres e mais 14 outras associações , foram as protagonistas da iniciativa

No vídeo, mostram também os impactos na vida de pescadores que dependem da venda de peixes e mariscos além da mobilização coletiva para mitigar os impactos ambientais na região.

Pescadores artesanais e militantes em defesa do meio ambiente, tiveram papel importantes na ação.

O vídeo mostra ainda como se organizaram para enfrentar o “monstro”, como diz um deles, que foi criada a SOS Mangue Mar Canes, um grupo de 300 pescadores e extrativistas que retiram o óleo, e monitoram o problema com a ajuda de voluntários.

Marisqueiras e pescadores se manifestaram pacificamente na busca pelo de Decreto Municipal de Estado de Emergência, que não foi publicado pelo prefeito.

manifesto mascara 2

Por outro lado, na base do improviso, a prefeitura local armazena o óleo numa escola abandonada a espera do governo estadual, que afirma não ser sua obrigação a destinação final do produto. “O estado não tem obrigação de fazer a coleta do óleo, mesmo assim está apoiando as ações municipais, até que seja definida uma destinação final”. O Inema, reitera, no entanto, que em Canavieiras todo o resíduo “está sendo encaminhado para a CTR Bahia Resíduos”.