O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, será inaugurado hoje (6) às 9h, pelo governador Rui Costa, acompanhado pela secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. A unidade vai funcionar como referência para toda a região sul da Bahia, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco.

A liderança a Cacique  Maria Valdelice Tupinambá de Olivença, destacou a importância daquela unidade em Ilhéus, não só para as mulheres e crianças indígenas, bem como para a população em geral, que na maioria das vezes tinham que se arriscar ir até a cidade de Itabuna, tentar um atendimento no Hospital Novaes, o que nem sempre era possível “agradecemos ao governador Rui Costa pela sensibilidade e compromisso com a saúde das mulheres e crianças em nosso estado”, Destacou a cacique.

A cacique Valdelice do Amaral lembrou também das vidas de mulheres e crianças indígenas que morreram por falta de um atendimento especializado e com equipamentos que  garantam um atendimento humanizado e resolutivo.
Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o hospital possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

Além da realização de partos e da internação, o novo hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.