A comitiva da Bahia na linha de frente das ações. Foto: Walney Magno

A mobilização presencial volta após dois anos de atividades online, devido à pandemia. Quem organiza o acampamento é a Apib (Associação dos Povos Indígenas do Brasil).

Povos indígenas da Bahia e outros estados brasileiros participam do Acampamento Terra Livre em Brasília. A mobilização começa nesta segunda-feira (4) e segue até 14 de abril. A mobilização presencial volta após dois anos de atividades online, devido à pandemia. Quem organiza o acampamento é a Apib (Associação dos Povos Indígenas do Brasil).

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas (APOINME)

Na estrada a caminho da ATL 2022

As delegações indígenas da área de abrangência da APOINME continuam a se deslocar desde a última sexta (01), com destino a Brasília para participar 18° edição do Acampamento Terra Livre que acontecerá de 04 à 14 de Abril em Brasília. Sendo assim Bahia, Espirito Santo, Rio Grande do Norte,Pernambuco, e Piauí, já estão na estrada.

CIMI

O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) destaca que o acampamento acontece no mesmo período que o “Congresso Nacional e o  pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas”.

Foi citado como exemplo o Projeto de Lei 191/2020, que abre terras indígenas para exploração em grande escala. Ou sejam terras indígenas poderão ser utilizadas para mineração, hidrelétricas e outros planos de infraestrutura.

Associação dos Povos Indígenas do Brasil

ARTESANATO EM BRASILIA

O coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá, afirma que o Abril Indígena será marcado por movimentações pela demarcação e aldeamento da política brasileira. “Estamos em um ano eleitoral e para iniciar nossa jornada de lutas declaramos o último ano do governo genocida de Jair Bolsonaro”, declarou.

Segundo o Cimi, o Acampamento Terra Livre terá dez dias de  com mais de 40 atividades. Entre os temas de debate, estão a saúde, educação indígena e o protagonismo da juventude.