ARTESANATO

Representantes do povo indígena estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na sexta-feira (24), apresentando os trabalhos.

O levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, aponta que o setor de vendas on-line em 2020 registrou um salto recorde por conta da pandemia do coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram investir no comércio eletrônico. A associação estima que 20,2 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet no mesmo ano em que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais.

Ainda segundo o levantamento da associação, foram mais de 301 milhões de compras pela internet e as vendas virtuais continuam ganhando espaço no varejo nacional.

Para aproveitar a oportunidade desse crescimento, representantes da comunidade indígena Wai-Wai de Oriximiná, oeste paraense, estiveram em Belém na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na sexta-feira (24), para uma reunião organizada pelos representantes da secretaria em que foi apresentado o aplicativo ‘ArteAma’.

Os artesãos da comunidade indígena tiveram a oportunidade de apresentar para a Sedeme suas produções de sementes artesanais, cerâmicas indígenas, entre outros materiais derivados da natureza, desenvolvidos com técnicas repassadas de geração para geração e discutir a possibilidade de exposição e comercialização dos itens na plataforma de venda virtual ‘ArteAma’.

O representante do povo indígena, Walter Wai-Wai, destacou a importância da iniciativa do aplicativo. “Esse tipo de diálogo é muito importante para que a nossa comunidade seja atendida, pois dessa forma podemos desenvolver estudos sobre como comercializar nosso artesanato. O ArteAma foi uma surpresa muito boa, pois vai proporcionar o reconhecimento do nosso artesanato indígena”, disse.

A beleza, diversidade e riqueza dos materiais produzidos pelos indígenas são garantias para a entrada dos itens na plataforma de venda virtual.

“Vejo de perto nas populações dos indígenas Wai-Wai o seu trabalho. Em suas aldeias há bastante produção, porém, eles não possuíam uma ferramenta para divulgação e, agora, com o ArteAma, o trabalho deles poderá ser levado mundo afora graças ao Governo do Estado, por isso que este elo é algo maravilhoso, pois poderá gerar mais renda para eles a partir da sua arte”, afirmou Soraia Almeida, coordenadora de populações extrativistas, que esteve presente na reunião.

Para o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, é importante ampliar o catálogo do app com o artesanato indígena da região do Baixo Amazonas. “Mais uma vez demonstramos o nosso compromisso com o fomento do artesanato produzido no Pará, agora discutindo a oportunidade de incluirmos no ArteAma os itens produzidos pela comunidade indígena Wai-Wai de Oriximiná. Essa é uma oportunidade e tanto para nós, que esperamos que possa ir adiante porque, sem dúvida, teremos resultados fantásticos com isso”, enfatizou.

Próximo passo

O próximo passo para efetivar a adesão da inclusão e venda dos itens na plataforma, será a capacitação dos membros da aldeia para que tenham autonomia em seguir as etapas do processo de usabilidade do aplicativo como cadastro, inserção de produtos, além de obter dicas e estratégias de vendas, aproveitando da melhor forma possível o artesanato.

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da empresa que desenvolveu a plataforma dará suporte à comunidade, sendo, no caso da desenvolvedora, 24h por dia.

Aplicativo ArteAma

Idealizado pela Sedeme, em parceria com outras instituições estaduais, o aplicativo ArteAma funciona como uma plataforma de ‘e-commerce’ do artesanato paraense, contando com um catálogo virtual dedicado aos artesãos e empreendedores regionais. Com isso, o objetivo é impulsionar esses negócios garantindo um maior alcance dos produtos para o Brasil e para o mundo, além de fortalecer a geração de emprego e renda no estado.