Sul da Bahia: Projeto ‘Reflorestar Bahia’ vai plantar mudas nativas em propriedades da agricultura familiar
Realizado pela AÇÃO BAHIA, a iniciativa é voltada ao agricultor familiar do sul da Bahia, interessados em realizar o reflorestamento de áreas degradas e ameaçadas pelo desmatamento.
O Instituto dos Povos Indígenas da Bahia- Ação Bahia, vai recuperar as áreas degradadas, e capacitar os pequenos agricultores, estimulando a engajarem todo um processo de recuperação de áreas degradas, nascentes e rios, dos municípios no sul da Bahia.
Para o coordenador da ação, Walney Magno, a iniciativa visa o reflorestamento e recuperação de nascentes e de rios, com algumas das práticas para manutenção da biodiversidade, e interação entre o ser humano e o meio ambiente pelas vias sustentáveis, através dos saberes tradicionais, com o plantio de árvores nativas e frutíferas “vamos procurar recuperar e buscar o reequilibrar a relação, ser humano, natureza, que foi super desequilibrada”, afirma Walney.
Projeto ‘Reflorestar Bahia’
O Projeto “Reflorestar Bahia” foi criado pelo Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia, e pretende fornecer mudas e capacitação técnica para que os agricultores familiares viabilizem o reflorestamento com uso de espécies nativas e frutíferas, em áreas não utilizadas para atividades da agricultura familiar, bem como áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APP). O projeto têm o apoio Viveiro Baiano de Canavieiras, acontecerá em parceria com o controle social do setor, das esferas estaduais e municipais.