WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



dezembro 2022
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


BA: Primeiro indígena eleito governador do país é diplomado, e reafirma “confiança do sistema eleitoral”

diplomação de jeronimo

Governador eleito Jerônimo Rodrigues e seu vice Geraldo Junior. Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa antes de iniciar o ato de diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o primeiro indígena eleito governado do país Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a consolidação da confiança no sistema eleitoral e falou sobre os trabalhos de preparação para assumir, no dia 1º de janeiro de 2023, o Governo da Bahia. A cerimônia de diplomação aconteceu na sexta (16), na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. Além do novo governador, o vice-governador eleito Geraldo Junior, e outros 105 eleitos no pleito baiano foram diplomados pelo TRE-BA, oficializando o resultado das eleições.

“É um ciclo que consolida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, e em nosso caso baiano, dizendo à sociedade que o TRE certifica o processo eleitoral. Naturalmente, para os eleitos e eleitas a diplomação é o coroamento de um processo e abre para nós, daqui alguns dias, com a posse, que possamos assumir o nosso lugar de governador e vice-governador do estado da Bahia”, disse Jerônimo se referindo também ao vice-governador eleito Geraldo Júnior.

Jerônimo Rodrigues, de 57 anos, é professor, que disputou a sua primeira eleição, é natural do município de Aiaquara, localizada na região da Chapada Diamantina, onde trabalhava com os pais, que eram agricultores. Ainda jovem, deixou a região para se formar em Engenharia Agrônoma na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em 2007, Rodrigues passou a trabalhar como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, durante o governo de Jaques Wagner (PT). Em 2010, deixou a administração baiana e assumiu o cargo de Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT). Já no Governo de Rui Costa (PT), Rodrigues foi secretario de desenvolvimento Rural, e também da educação.

Em intenso trabalho no processo de transição, Jerônimo comentou ainda que o planejamento das primeiras ações de governo também está em fase de conclusão. “Trabalharemos para fechar um plano de trabalho que traduzirá quais serão as ações que desenvolveremos durante todo o ano de 2023”, finalizou. Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, a cerimônia no TCA diplomou os 63 deputados estaduais, e 39 deputados federais e ainda do senador e seus dois suplentes.

1 resposta para “BA: Primeiro indígena eleito governador do país é diplomado, e reafirma “confiança do sistema eleitoral””

  • Juvenal Teodoro Payayá disse:

    CONVIDAMOS a todos para participar e contribuir para que este pleito singular não seja o único na história deste país,que seja um grande governo de paz,um marco no qual a competência dos povos indígenas seja inesquecível, que esta atuação sirva de exemplo para outros indígenas que se encorajarem a ocupar um lugar de destaque usando a arma da democracia contra a opressão.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia