22373e98-8f88-4cdb-a626-e065d21666cf

Os investimentos do Crédito Instalação nas modalidades Fomento Mulher e Apoio Inicial atenderão 292 quilombolas. Foto: Incra  Beneficiárias do território quilombola Kalunga, no município de Cavalcante, em Goiás, começaram a receber os valores referentes aos contratos do Crédito Instalação, aplicado pelo Incra, nas modalidades Fomento Mulher e Apoio Inicial.

O ato marcando o início da concessão dos recursos aconteceu na última terça-feira (29), na comunidade Engenho II.  Além do pagamento de 222 contratos, representantes do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) entregaram os cartões bancários emitidos pelo Banco do Brasil, em nome das mulheres, para o saque do dinheiro já disponível nas contas. Cada quilombola receberá R$ 5 mil a fim de investir em projetos produtivos sob sua responsabilidade.

 

No total, somados mais 70 contratos nas duas modalidades, será investido R$ 1,46 milhão.  O Kalunga tem 260 mil hectares e está localizado em três municípios goianos: Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre. Com comunidades compostas por, aproximadamente, 4 mil pessoas, as principais atividades são a exploração econômica do turismo e a produção agrícola para subsistência e venda.

cac4c63d-b8af-42b1-b35b-ce8459fa141c

Os investimentos do Crédito Instalação nas modalidades Fomento Mulher e Apoio Inicial atenderão 292 quilombolas. Fotos: Incra

A agricultora quilombola, Valdina Marques, foi atendida com recursos do Fomento Mulher. Segundo ela, a liberação dos créditos marca um novo ciclo para todo o território. “Vou comprar vaca para termos o leite e investir na formação de pasto”, disse, sobre os planos para o uso da quantia.

 

A diretora de Desenvolvimento do Incra, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, saudou o protagonismo das mulheres e a organização da comunidade. Ela também destacou o compromisso público com a agenda quilombola, retomada em 2023. “É uma pauta de todas e todos e a prova disso é este ato no qual os governos municipal, estadual e federal mostram que a democracia e o pacto federativo estão acima das diferenças políticas”, ponderou.

Fsf-slmWAAAEGt8

O secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, participou da entrega dos benefícios.  Foto: Redes sociais

O secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, parabenizou o Incra pela resistência e trabalho em favor da reforma agrária e das comunidades quilombolas e ressaltou a volta das políticas públicas do governo federal. “Neste sentido, a entrega dos títulos de propriedade da terra a agricultores de Sergipe e Minas Gerais pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em 21 de março, tem uma importância simbólica para todos nós lutadores da causa”, avaliou.

O primeiro prefeito quilombola do Brasil, Vilmar Souza Costa, conhecido como “Vilmar Kalunga”, convocou todos os representantes dos poderes públicos a trabalharem juntos em favor das populações remanescentes de quilombos. “Somente com o fortalecimento de nossa luta e com as conquistas, o povo preto deste país será respeitado”, enfatizou.

Territórios

Durante o ato de entrega dos créditos, o diretor de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves da Costa, anunciou uma reunião a ser realizada em 5 de abril (quarta-feira), às 14h, na sede do instituto, em Brasília (DF), junto a representantes da comunidade, do Governo de Goiás e da Prefeitura de Cavalcante. O objetivo é tratar do início do trabalho com vistas à titulação das áreas do território Kalunga: “Nosso compromisso é fazer do Brasil um país de todos – quilombolas, ribeirinhos e indígenas”.