WhatsApp Image 2023-11-14 at 20.32.17 (1)

A Superintendente Indígena Patrícia Pataxó da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), participou nesta terça-feira (14), do lançamento oficial da Feira da Agricultura Familiar do Estado, em coquetel realizado no Empório do Rio Vermelho, a boutique da agricultura familiar na capital baiana.

A cerimônia contou com a presença do vice-governador, Geraldo Junior, e do anfitrião do evento, secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Consolidada no calendário baiano, a FEBAFES tem como propósito mostrar à sociedade os resultados dos investimentos do Governo do Estado e a produção proveniente da agricultura familiar e economia solidária na Bahia, principalmente por meio das políticas conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A feira é composta por empreendimentos coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, e economia solidária, presentes nos 27 Territórios de Identidade do estado da Bahia.

Um destaque inédito deste ano é a parceria com o Governo Federal, que possibilitou a instalação da Tenda Brasil. Pela primeira vez, o Estado receberá essa estrutura, onde produtos de 32 empreendimentos de diversas regiões do país serão expostos e comercializados.

A Tenda Brasil é resultado de um acordo de cooperação recentemente firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo da Bahia. “A feira desse ano ela está maior e com um maior número de lançamento de produtos. Isso é o resultado dos investimentos e o reconhecimento do Estado da Bahia como uma referência em políticas de desenvolvimento rural. O nosso governador Jerônimo, o nosso ministro do MDA, Paulo Teixeira, o presidente Lula são entusiastas e defensores da agricultura familiar e o resultado dessa união é o fortalecimento do campo”, reforçou o secretário Osni Cardoso.

Além disso, a feira apresenta novos espaços, como a Tenda da Economia Solidária, 1ª Feira Agroecológica da Bahia e um ambiente climatizado para a venda de chocolates e produtos orgânicos e in natura.

O vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, falou sobre a expectativa para essa que será a maior edição da FEBAFES. “Aqui está um exemplo de como o setor produtivo é importante. A agricultura familiar merece o nosso respeito. Através de seus produtos, das trocas de experiências, da descoberta de talentos, da cooperação e da economia solidária, podemos desenvolver os 27 territórios de identidade da Bahia”.

Pela primeira vez, o evento apresentará o Encontro da Juventude Rural, reunindo 200 jovens para discutir a sucessão rural. O Grupo de Mulheres da SDR, institucionalizado em março de 2023, promoverá o 8º Encontro Estadual de Mulheres Rurais, explorando o tema “Mulheres Rurais e Representação Política em Busca do Bem Viver”.

No âmbito da pesquisa, destaca-se o VII Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, proporcionando um espaço valioso para a troca de conhecimentos e inovações. Este evento consolida-se como uma plataforma vital para o progresso e aprimoramento da agricultura familiar, conectando pesquisadores e praticantes para impulsionar o desenvolvimento Rural.

A Superintendente Patrícia Pataxó pousa para foto com o secretário Osni Cardoso da SDR

Para a superintende indígenada Sepromi, Pataxó Pataxó, está edição da Feira será mais uma vez de grande relevância para os povos indígenas da Bahia, onde poderão apresentar os seu produtos para comercialização “a agricultura familiar indígena também contemplada pelas ações e iniciativas dos governos Federal e Estadual, reafirmando os compromissos do governador Jerônimo e do presidente Lula,  estaremos presentes  nesse importante espaço de visibilidade e de vendas de nossa produção”, afirmou a superintendente Patrícia Pataxó.

A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é um evento realizado pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Federação Unicafes-BA).