CARLINHOS E MARINA

Carlinhos é muito elogiado pela Ministra Marina Silva

O Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) reuniu-se nos dias 21 e 22, no MMA, em Brasília, para empossar formalmente sua nova gestão do CNPCT para o biênio 2023-2025, substituirá Carlos Alberto Santos, o Carlinhos, pescador costeiro marinho da Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, no sul da Bahia, que presidiu aquele colegiado por dois anos.

Muito elogiado por todos, Carlinhos Amex, encerrou seu manda em cerimônia que contou com a presença de representantes do Governamentais, sociedade civil, do e da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que durante a Cerimônia destacou o papel desenvolvido por Carlinhos a frente do Conselho para a garantia dos direitos dos Povos e Comunidades.

CARLINHOS 01

Carlinhos empossa novos conselheiras durante o evento

 

Carlinhos  afirmou que assumiu o comando da iniciativa em um momento no qual a gestão passada revogava conselhos pelo país, que também foi Coordenador de Transição do Governo Lula e por sua trajetória se consolida como pré-candidato a prefeito de Canavieiras, pelas diversas ações e iniciativas que garantiram políticas públicas governamentais para moradores do município, levando Habitação Urbana e Rural, Assistência Técnica, e projetos nos setores da pesca e da agricultura familiar, além de promover um trabalho com as comunidades extrativistas, para garantir a sustentabilidade e a geração de renda e emprego.

“Tínhamos consciência plena que o enfrentamento do ponto de vista da garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, que perpassa pela garantia de territórios, seria extremamente difícil. No governo passado, houve ampliação do desmatamento, perseguição a nós, que cuidamos de áreas tradicionais que são as últimas regiões protegidas desse país”, declarou o ex-presidente Carlinhos.

CARLINHOS 02

Samuel Leite e Carlinhos da Amex, segurando a bandeira da Rede PCTs

O novo presidente é Samuel Leite Caetano, 38 anos, Geraizeiro, coordenador técnico do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), que integra desde 2000. É filho do agricultor,  Braulino Caetano dos Santos, liderança histórica da luta socioambiental.  Compõem a Articulação Rosalino Gomes de Povos Tradicionais e é membro da Rede Cerrado desde 1992, quando da fundação da instituição. É historiador e um dos principais articuladores políticos do Norte de Minas Gerais.