TRE-BA recebe representantes indígenas de Tupinambá de Olivença

A imagem mostra o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, a secretária Judiciária do 1º Grau (SJR), Hercília Barros, e os representantes da comunidade.

Reunião foi comandada pelo presidente do Eleitoral baiano, des. Roberto Maynard Frank, e contou com participação de lideranças indígenas da região

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, nesta quarta-feira (06/12), a visita de representantes da comunidade indígena Tupinambá de Olivença, situada na região de Ilhéus. Na ocasião, o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, juntamente com a secretária Judiciária do 1º Grau (SJR), Hercília Barros, recebeu o pedido dos líderes indígenas pela criação de novo local de votação mais próximo à comunidade Tupinambá.

O vereador indígena Cláudio Magalhães do municipio de Ilhéus, falou da necessidade de ter um local de votação na zona rural de Olivença, para atender não só aos indígenas, bem como os moradores daquela localidade que no período eleitoral não conseguem chegar até Olivença a tempo de votar “não só a falta do transporte regular, mas também as ruins condições das estradas atrapalham a vinda dos eleitores da zona rural de Olivença”, enfatizou o vereador indígena Cláudio.

Reconhecidos como etnia em 2001, pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Tupinambás de Olivença sugeriram, durante o encontro, o Colégio Estadual Indigena Tupinambá de Acuipe de Baixo como novo local de votação. O desembargador Roberto Frank reconheceu a importância de garantir um melhor acesso da comunidade ao processo eleitoral, comprometendo-se a envidar esforços para, sendo possível, atender à solicitação.