Líderes de classe celebram vivência da Simulação da ONU realizada em Salvador
O estudante Pedro Henrique Sampaio, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, em Dom Macedo Costa, e vice-líder Territorial do Recôncavo Baiano, falou sobre a importância do encontro. “Esse evento nos traz um conhecimento extraordinário. Uma sabedoria que extrapola o aprendizado dos livros da grade curricular. Com certeza, muitos estudantes vão mudar sua vida por completo ao adquirir essas experiências, habilidades e competências”.
Ainda segundo a líder de classe Camila de Almeida, do Colégio Rotary, em Feira de Santana, o evento trouxe uma oportunidade de aprendizado para estudantes da rede pública. “Foi muito importante a simulação porque nos proporcionou o acesso à informação, conhecimento e outros princípios. Visto que, era um evento que pela primeira vez é disponibilizado para estudantes da rede pública no Brasil.”
Desenvolvida no Brasil pela Instituto, a iniciativa visa democratizar e ampliar o acesso às simulações da ONU e a diplomacia no ensino brasileiro, organizando e promovendo simulações presenciais e on-line para garantir a participação de estudantes dos mais diversos cenários socioeconômicos. A ação já impacta 13 mil jovens de 25 estados do Brasil e 15 países do mundo.
No mundo, a Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior e mais prestigiada simulação da ONU. A HMUN conta com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, que são selecionados através de um rigoroso processo de application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.













