Representantes do governo assinam convênios do Bahia Produtiva.

Representantes do governo do Estado e dirigentes de 32 cooperativas e associações de agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentamentos assinaram, nesta quinta-feira (8), durante cerimônia na sede regional da Ceplac, em Ilhéus, convênios com o Bahia Produtiva. O projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e vai liberar R$ 9,3 milhões. A assinatura ocorreu durante o lançamento do Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022.

Os recursos serão aplicados em projetos de agroindústrias, fruticultura, pesca, produção de cacau/chocolate e assistência técnica rural, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), nos municípios de Ibirapitanga, Ituberá, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Valença, Cairu, Igrapiúna, Camamu, Canavieiras, Ilhéus, Jussari, Coaraci, Ibicaraí, Maraú, Camacan e Itaju do Colônia.

O Secretário Jerônimo Rodrigues, e demais  representantes do governo assinam convênios do Bahia Produtiva

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os editais resultam em um esforço conjunto realizado pelo governo estadual, prefeituras, associações e cooperativas e outras instituições: “São editais feitos em parceria com os agricultores, recursos para dinamizar diversas cadeias produtivas, que devem ser executados com responsabilidade e seriedade”.

 

Segundo o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, “o Bahia Produtiva tem 873 projetos aprovados, mas só 504 convênios assinados: “Queremos depositar, ainda este ano, os recursos que estão sendo assinados aqui, para que esses projetos comecem a ser executados o mais breve”.

O cacique Josivaldo Reis, da Aldeia Panelão, em Camacan, que também assinou convênio do Bahia Produtiva, afirmou que os recursos serão investidos na melhoria e na qualidade da produção, melhorando as condições de vida da comunidade.