201653172131

Reivindicando apoio do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aproximadamente 50 índios ocuparam o acesso principal do prédio do Executivo e exigiram que o petista assinasse um manifesto público se dizendo favorável ao processo de demarcação de terras indígenas.

Os índios, que fazem parte de diversas aldeias, chegaram no local às 10h30, pintados e armados com arcos e flechas e enquanto aguardavam a manifestação do Prefeito, cantaram e dançaram o tempo todo.

 Segundo o cacique guarani Elias Honório, o manuscrito entregue ao Prefeito se refere especificamente à região conhecida como Tenondé Porã, área que abriga famílias indígenas, que fica entre Parelheiros, na…

Capital, e a cidade de São Bernardo, e que segue até o Litoral. A região já foi reconhecida pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em 2012. “Viemos aqui procurar um apoio do Prefeito e queremos que isso seja feito de forma pública”, explicou o cacique Honório, enquanto tragava um enorme cachimbo.

O chefe do Executivo concordou em receber uma comissão de seis membros, eleita pelos índios, para analisar e assinar o documento que o grupo carregava.

Quem acompanhava desde o começo a ocupação indígena era o secretário adjunto de Cultura, Evandro de Lima, que disse apoiar a iniciativa e explicar que o Prefeito Luiz Marinho iria assinar o documento. “O prefeito interrompeu uma reunião para receber o povo. Ele analisou o documento e o assinou”, disse o secretário, acrescentando que a terra citada pelos indígenas pertencia à Capital.

Assim que o cacique desceu com o documento assinado pelo Prefeito, o grupo se reuniu mais uma vez para dançar e entoar canções. Por volta das 13h50, os índios deixaram o local.Chamou a atenção que muitos dos indígenas gravaram toda a ação, munidos de celulares e câmeras digitais