O Debate – Músico Robson Miguel lança livro sobre índios
A obra, “Índios – Uma história contada pelos verdadeiros donos do Brasil”                                                                                        é publicada pela Editora Galeria das Letras.
O violonista nasceu no antigo aldeamento dos Índios Aribiris – Guarani, na região de mangues de Vila Velha, em Vitória (ES) e leva, em sua música, ricos traços culturais que herdou de sua história.
Entre a nação indígena Guarany, Robson é conhecido como Tukumbó Dyeguaká, que quer dizer “Benção de Deus” e, em 1999, foi eleito o primeiro Cacique-Cafuzo do Brasil pela Aldeia de Itaóca (Mongaguá-SP).

Viveu quatro anos na Espanha, onde gravou 4 CDs e 3 DVDs e na Alemanha, em que gravou dois CDs. Conseguiu, por meio de seu carisma e talento, conquistar uma legião de fãs por diversas partes do mundo, disseminando a cultura brasileira e deixando sua marca.

Mas Robson não para por aí: ele possui 136 obras, incluindo livros didáticos, com destaque para “The Jazz in Your Hands” (“O Jazz Em Suas Mãos”), 27 CDs, 22 vídeos aulas-show e 13 DVDs que estão na galeria dos mais vendidos no Brasil e em mais de 100 países.

É fundador, maestro e arranjador das Orquestras Sinfônicas de Santo e André e Madrid (Espanha) e o primeiro a traduzir e gravar o “Hino Nacional Brasileiro” na língua nativa “Guarani”.

A apresentação na segunda quinzena de maio para médicos da Associação Paulista de Medicina (AMP), em São Paulo.