:: 10/set/2016 . 22:25
Incêndio destrói 210 mil hectares de parque nacional indígena em Mato Grosso
. Um incêndio florestal já queimou, desde 10 de julho, 210 mil hectares do Parque Nacional do Xingu, maior área indígena de Mato Grosso.
Um incêndio florestal já queimou, desde 10 de julho, 210 mil hectares do Parque Nacional do Xingu, maior área indígena de Mato Grosso. Isso significa 7,9% do território, que fica ao norte do Estado, área de floresta amazônica. De acordo com Instituto Socioambiental (Isa), ONG de defesa do meio ambiente e dos povos indígenas, “a paisagem local exibe uma grande biodiversidade, em uma região de transição ecológica, apresentando cerrados, campos, florestas de várzea, florestas de terra firme e florestas em Terras Pretas Arqueológicas”. :: LEIA MAIS »
Os índios do Dacota do Norte declararam guerra a um pipeline
Depois de um tribunal rejeitar a queixa dos Standing Rock Sioux, o governo federal decidiu suspender construção do oleoduto que a tribo diz ameaçar terras sagradas e o rio Missouri.
Quando ficar terminado, o Dakota Access Pipeline vai atravessar quatro estados e levar petróleo ao longo de mais de 1700 quilómetros, de Bakken, uma vasta jazida petróleo situada no Dacota do Norte, Montana e partes do Canadá, até às refinarias da Costa do Golfo dos EUA. Mas agora o governo federal decidiu suspender a construção do oleoduto para ouvir as queixas de mais de duas centenas de associações de índios que acusam este projeto de 3,7 mil milhões de dólares e capacidade para transportar até 570 mil barris de petróleo por dia de ameaçar as suas terras sagradas e…. :: LEIA MAIS »
- 1