:: 17/dez/2016 . 12:50
Indígena tupinambá é morto em emboscada na Bahia e PF não investiga
Luizão lutava para regularizar terra indígena e havia sido ameaçado por fazendeiros, mas polícia trabalha apenas com hipótese de latrocínio
por Daniela Fernandes Alarcon, Helen Catalina Ubinger e Aline Moreira Magalhães
Na manhã de 26 de novembro último, Luiz Viana de Lima, 54 anos, índio Tupinambá da aldeia Serra do Padeiro, sul da Bahia, foi morto em uma emboscada. Ele retornava para casa, deslocando-se por uma estrada vicinal, após deixar sua esposa na vizinha cidade de Buerarema. Levou um tiro nas costas, dois no peito e um na cabeça. Até o momento, ninguém foi indiciado. Luizão, como era mais conhecido, vivia na Terra Indígena (TI) Tupinambá de Olivença, uma área de cerca de 47 mil hectares que se estende por porções dos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una. O processo de demarcação da terra indígena, habitada por aproximadamente 5 mil índios, foi iniciado em 2004. :: LEIA MAIS »
BA – Mutirão Social leva serviços de cidadania à comunidade indígena
A comunidade indígena de etnia Kaimbé, localizado na aldeia Massacará, e os moradores do distrito de Cipó, a 20 Km do município de Euclides da Cunha, usufruíram de 12 a 15 de dezembro, dos serviços de cidadania do Mutirão Social do Pacto pela Vida, realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação é resultado da articulação entre as instituições públicas do Governo do Estado da Bahia, que compõe a Câmara Setorial de Prevenção Social e o Comitê para Erradicação do Subregistro Civil. :: LEIA MAIS »
- 1