:: 10/jan/2018 . 10:25
ENERGIA: Terra Indígena Arara é beneficiada com placas solares
Vive com sabedoria na floresta e preservar a mãe natureza. Estas são filosofias do povo Shawadawa, que vive às margens do Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, interior do Acre. A aldeia Raimundo do Vale foi contemplada com um projeto elaborado pela Ong SOS Amazônia e Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema). São quarenta placas solares que serão utilizadas para gerar a energia de dez residências e uma máquina colhedora de coco babaçu para divulgar e fortalecer a marca da Pushuã. :: LEIA MAIS »
BA: Edital destina R$ 5 milhões para promoção do artesanato baiano

O Artesanato indígena dos Tupinambá de Olivença do sul da bahia, tem se destacado pela boa qualidade. Foto: Janaína Soares
POLÊMICA: Cabeça de índio brasileiro exposta em museu de Viena

Cabeça cortada pelos Munduruku e transformada em troféu de guerra, em exposição em Viena – Reprodução Wikimedia Commons
Em exibição no Weltmuseum, de Viena, uma cabeça cortada usada como troféu de guerra pelos Munduruku, etnia indígena do Norte do Brasil, tem gerado polêmica entre alguns frequentadores. De acordo com reportagem do jornal “The Art Newspaper”, especialistas criticaram a instituição por mostrar restos mortais de um representante de povos originários e não fornecer informações sobre a procedência da cabeça e dos demais artefatos, datados do século XIX.
A curadora do Weltmuseum, Claudia Augustat, declara ao jornal britânico que a exposição segue as diretrizes do Conselho Internacional de Museus (Icom) para a exposição de restos humanos, mas não dá detalhes sobre como o artefato foi adquirido. :: LEIA MAIS »
POLÍTICA: Rede Discute Possível Candidatura a Deputado Federal de Indígena na Bahia
Com o apoio da Comissão Provisória do partido em Ilhéus na Bahia, o Elo Estadual da Rede Sustentabilidade discute a pré-candidatura do Cacique Ramon Tupinambá a deputado federal no pleito deste ano. O nome da liderança ilheense também agrada comissões provisórias de outras cidades baianas. Por isso, o Elo Estadual fez o convite já aceito pelo cacique da Aldeia Tucum. Caso a candidatura se confirme, essa será a primeira participação de um índio Tupinambá na corrida para o Congresso Nacional.
- 1