:: 20/mar/2018 . 17:23
Fotografia: Exposição na Ufba sobre Povos Indígenas é estendida

A exposição Índios Korubo: Vale do Javari está em cartaz na reitoria da UFBA (Sebastião Salgado/divulgação)
A mostra é composta por 15 registros feitos pelo fotógrafo Sebastião Salgado
A exposição Índios Korubo: Vale do Javari, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, foi estendida e poderá ser visitada pelo público até a próxima sexta-feira (23), das 9h às 17h, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A mostra, composta por 15 fotografias, foi uma das principais atrações do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Salvador de 13 a 17 deste mês. A entrada é franca. :: LEIA MAIS »
Cultura: Índios guaranis assistem a filme sobre resistência à redução de território em SP

O filme conta a história da luta dos guaranis contra a redução da Terra Indígena Jaraguá.Rovena Rosa/Agência Brasil
A primeira vez no cinema do índio guarani Mirindjú, 21 anos, será especial. “Dizem que eu apareço [no filme], mas eu quero ver. Estou ansioso”, disse o jovem indígena antes de entrar na sala do Cine Sesc, onde foi exibido, na noite desta segunda-feira (19), o filme Ara Pyau – A Primavera Guarani. O documentário do cineasta Carlos Eduardo Magalhães conta o processo de luta pela demarcação da Terra Indígena Jaraguá, na zona norte paulistana. Ao lado de Mirindjú, cerca de 100 guaranis foram conferir a própria história na telona. A exibição faz parte da 6ª edição da Mostra Tiradentes em São Paulo. :: LEIA MAIS »
Opinião: PRECONCEITO
Cacique Juvenal Payaya*
Carrego, como indígena, um peso nos ombros. Por um lado fazendo mea culpa por não ter palavras para, de forma coerente, bem expressar os sentimentos herdados da ancestralidade, por outro, por estar sempre buscando outros conhecimentos para bem entender os sentidos como continuidades da vida.
Daí eleger o preconceito para o debate: o preconceito contra o povo indio pela sociedade dita culta como ponto instável.
E penso: logo o índio, essa raça nativa que vivia isolado sem atrapalhar ninguém?
O preconceito foi e é mesclado de ódio e pena – pena é o verniz da falsidade. :: LEIA MAIS »
BA: Rui celebra 400 viagens ao interior com entregas em Santo Estêvão

Convênios celebrados por meio da SDR beneficiam agricultores familiares. (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
A marca de 400 viagens a municípios baianos foi alcançada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (19), durante visita à cidade de Santo Estêvão, no centro norte da Bahia. Ao longo dos mais de 1,2 mil dias de trabalho como governador, Rui já visitou 211 municípios.
“[Essa marca] representa um estilo, um jeito de fazer gestão, que é estar perto de onde as coisas acontecem. Nessas 400 viagens, já visitei quase 300 escolas, dezenas de hospitais e postos de saúde. Assim, nós vamos conhecendo cada município no seu detalhe: a praça que precisa ser reformada, o mercado que precisa ser construído, a comunidade que precisa de água, o projeto do hospital, o projeto da policlínica”, destacou o governador. :: LEIA MAIS »
- 1