Índio comandará o Gavião Kyikatêjê Futebol Clube, time da segunda divisão do campeonato paraense

José Satiro do Nascimento, ou mais conhecido como Índio, atuou pelo Corinthians entre 1998-2000. O lateral direito foi bicampeão brasileiro e campeão mundial com o Timão e fez história por ser um dos primeiros índios a atuar no futebol profissionalmente. Personagem de uma das reportagens do VOZES DO FUTEBOL, o ex-atleta agora é técnico do primeiro time profissional de índios.

O projeto jornalístico, que é realizado pela VEJA, em parceria com a Mercedes Benz, busca histórias e personagens que envolvem a maior paixão do brasileiro, o futebol. Dessa forma, em um destas reportagens, está a de Índio, o jogador que nos anos 2000, ficou famoso por ser nativo e ter uma carreira brilhante na esfera futebolística.

Já encerrado sua carreira, Índio comandará o Gavião Kyikatêjê Futebol Clube, time da segunda divisão do campeonato paraense. O clube, que leva o nome da própria aldeia, Gavião Kyikatêjê, está localizado em Marabá, interior do Pará.

O cacique da aldeia, Zeca Gavião, reforça que o clube é reconhecido como o primeiro time profissional de índios. Em 2014, por exemplo, o time chegou à primeira divisão do Campeonato Paraense e ficou bastante conhecido por todo o mundo.

Índio já pôde observar sua equipe nos Jogos da Festa da Castanha, torneio que abrange as tribos do Maranhão, Pará e Tocantins. Segundo ele, o time precisa melhorar bastante para conseguir seus objetivos e revela não estar satisfeito com o rendimento: “Tem que ser assim, duro. Na hora de brincar, a gente brinca, mas na hora de trabalhar, tem que trabalhar forte”.

Fonte: Vozes do Futebol