plenário

Na conclusão da votação do Projeto de Lei nº 948/21, que permite a iniciativa privada comprar vacinas contra Covid-19 para imunização de seus empregados, e demais propostas que foram debatidas no plenário, nesta quarta-feira, 7, a deputada Joenia Wapichana usou o seu tempo de líder para destacar a grave situação da pandemia no Brasil.

Além de pedir o reconhecimento dos profissionais indígenas de saúde, como agentes indígenas de saúde (AIS) e saneamento básico (AISAN), a parlamentar saudou os povos indígenas que iniciaram o tradicional Abril Indígena. Ela também parabenizou a categoria de jornalistas, especialmente jornalistas indígenas que atuam para informar os povos indígenas e toda sociedade brasileira.

A deputada iniciou o discurso mencionando o luto em que o Brasil vive por mais um recorde de morte por Covid-19, mas frisou que está de luto e também em luta coletiva contra Covid-19.  “Essa luta é coletiva: todos contra a COVID-19”, expressou.

Prestou solidariedade aos familiares das vítimas da pandemia, dentre eles indígenas do seu Estado de Roraima, que novamente retornaram aos dados preocupantes de morte. Manifestou preocupação com que ela chamou de tragédia anunciada pelos cientistas, que dizem que pode chegar até 5 mil mortos ainda no mês de abril.

Para a deputada, o dia de hoje, deveria ser celebrativo, mas é de reflexão, agradecimento e reconhecimento dos profissionais de saúde. Destacou os profissionais da linha de frente como heróis que tentam salvar vidas.

“Hoje, dia 7 de abril, seria a data em que deveríamos estar celebrando o Dia Mundial da Saúde. Mas é um dia de reflexão e também de agradecimento, de reconhecer todos os profissionais de saúde, especialmente aqueles que estão na linha de frente, no combate à COVID-19. São heróis, são os nossos heróis tentando salvar vidas”, afirmou.

Os profissionais da saúde indígena que estão nas comunidades prestando atendimento específico e diferenciado também foram lembrados. “Quero parabenizar os nossos profissionais da saúde indígena, especialmente os agentes indígenas de saúde, os agentes de endemias, de saneamento básico, profissionais que estão lá nas comunidades indígenas prestando atendimento específico e diferenciado. São profissionais que também estão se doando para levar saúde de qualidade, muitas vezes sem condições, sem estrutura adequada, mas que estão no cotidiano das comunidades com disposição e a serviço”, parabenizou.

Joenia Wapichana reforçou o Projeto de Lei nº 3.514/2019 para atender à demanda dos profissionais indígenas que aguardam a regulamentação.  “Eu requeri aqui, nesta Casa, o Projeto de Lei nº 3.514, do qual venho constantemente falando na reunião de Líderes, pois é preciso regulamentar a profissão de agente indígena de saúde e saneamento”, reforçou.

São cerca de 7 mil indígenas qualificados como Agentes Indígenas de Saúde, conhecidos como AIS, ou Agentes Indígenas de Saneamento, AISAN, que atuam junto à população de 770 mil indígenas em todo o País.

Essa semana iniciou a maior mobilização indígena do País, conhecida como Abril Indígena. Em alusão a esse período, a deputada pediu a sensibilidade do Presidente da Câmara e demais parlamentares para aprovação do PL.

Abril Indígena, a maior mobilização indígena do País

A maior mobilização indígena do País, o Abril Indígena, este ano será realizada em formato virtual devido à pandemia. A deputada prestou solidariedade ao movimento indígena e alertou para a situação dos povos indígenas, diante da violação dos direitos humanos.

“Quero me solidarizar com o movimento indígena brasileiro pelo Abril Indígena deste ano, momento em que nós estamos discutindo a situação dos povos indígenas, as violações dos direitos humanos, tais como invasões das terras indígenas por garimpeiros que contaminam a água dos rios que as comunidades indígenas consomem”, disse.

“Isso vai além das terras indígenas. Engana-se pensando que só os povos indígenas vão sofrer as consequências, mas todos que dependem da água desses rios. São grileiros, madeireiros que provocam desmatamento em diversas partes no Brasil”, alertou.

ONU reconhece os povos indígenas como melhores guardiões da floresta

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu os povos indígenas como melhores guardiões da floresta. Joenia sugeriu que esse reconhecimento também deve ser valorizado no Brasil.

Criticou a postura de como país vem tratando da questão ambiental, que tem sido ao contrário do que deveria ser em termos de proteção, preservação e valorização dos conhecimentos tradicionais.

“O serviço ambiental está sendo cada vez mais desmantelado. Há falta de proteção do meio ambiente que prejudica a vida dos povos indígenas. Estes deveriam ser reconhecidos pelas suas boas práticas, pela importância dos conhecimentos tradicionais, pelo manejo sustentável e ter uma resposta às constantes denúncias das violações dos direitos humanos”, disse, ao reconhecer também a luta dos povos indígenas pela proteção das terras indígenas.

Saudações pelo Dia do Jornalista – 7 de Abril

A deputada parabenizou a categoria de jornalistas pelo seu dia, que também é celebrado hoje. Dedicou o momento aos jornalistas indígenas e demais profissionais que colaboram na divulgação de informações aos povos indígenas, combatendo as fakes news e se doando, conforme ela, para informar toda a população brasileira.

Também agradeceu os jornalistas indígenas que atuam no seu mandato, como Mayra Wapichana e Jessé Souza, ambos de Roraima. “Quero deixar-lhes meu agradecimento, nesses 2 anos de mandato que estamos juntos, dando visibilidade a nossas ações e prestando serviço à sociedade brasileira”, agradeceu.

Vacina é um direito para todos!

A deputada concluiu sua fala reforçando que a vacina é um direito para todos. Clamou por união e força parar que consigam vacina e evitar recordes diários de mortes por Covid-19 no País.

“Quero reforçar que a vacina é um direito para todos. Vamos nos esforçar e vamos unir a nossa força para termos a vacina para todos. Não queremos mais recordes diários de mortes para COVID-19 em nosso País”, afirmou.