Screenshot_20230109_070113

O movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, MUPOIBA, maior instituição de representação dos mais de 30 povos presentes no Estado, que conta com a segunda maior população indígena do Brasil, vem por meio desta, REPUDIAR VEEMENTEMENTE os ataques terroristas dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília nestes dia 08 de janeiro de 2023.

Neste dia, terroristas invadiram a esplanada dos ministérios, agrediram policiais, e adentraram a força o congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e depredaram o Palácio do Planalto.

Os ataques vão de confronto direto com a democracia brasileira e com a nossa constituição, e confronta a soberania da população brasileira que elegeu democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República. Tais atos representam um ataque direto ao estado democrático de Direito, ataques esses que foram incentivados pelo Ex presidente e seus apoiadores, no qual devem responder civilmente e penalmente por seus crimes.

O MUPOIBA reforça que, a vontade do povo e a constituição Federal devem ser soberanas e devem ser seguidas ao rigor da lei, não compactuamos com atos terroristas e omissões por parte de governantes bolsonaristas, e depositamos nossa confiança para que o Supremo Tribunal Federal, Governo Federal, e Tribunal Superior Eleitoral adotem as medidas que forem necessárias para o reestabelecimento da paz, ordem e a garantida da democracia segundo a constituição.