JULIANA MPI

Juliana Tupinambá liderança indígena baiana, agora na chefia de gabinete de secretaria indígena. Foto: Redes sociais

Por: Walney Magno

Foi nomeada Juliana Tupinambá, para assumir a chefia gabinete da Secretaria dos Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas, do novo Ministério dos Povos Indígenas do Governo do presidente Lula, publicado na última quinta-feira (16), no diário oficial da união 9DOU), e assinado pela ministra indígena Sonia Guajajara.

A jovem Juliana Tupinambá, forjada nas lutas do movimento indígena do estado da Bahia (MUPOIBA), é geógrafa, pedagoga, e liderança indígena do povo Tupinambá de Olivença, do município de Ilhéus, no sul do estado.

JULIANA RICARDO E EUNICE

Juliana Tupinambá em agenda externa ao lado do secretário de saúde indígena, Ricardo Weibe, e da secretaria Eunice Kerexu do MPI.

A secretaria dos direitos ambientais e territoriais indígenas, ocupa uma das áreas mais estratégicas do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que têm como titular da pasta a Ambientais Indígenas, secretária Eunice Kerexu, com o importante papel direto nos processos de demarcação de terras indígenas e na proteção ambiental dos territórios.