JUVENAL E AILTON

O cacique Juvenal Payaya da Bahia, também prestigiou a posse da liderança indígena Ailton Krenak

O deputado estadual Marcelino Galo (PT-BA) homenageou a liderança indígena Ailton Krenak, através de uma Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa do estado da Bahia.

Segundo o deputado Marcelino  Galo, foi  por ele ser o primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) “Como uma liderança histórica” do movimento, ele exerceu “papel crucial” na conquista dos direitos indígenas na Constituinte de 1988. É ambientalista, filósofo, poeta, escritor e também doutor honoris causa pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF)”, destacou o deputado Marcelino.

Krenak é filósofo, poeta, escritor, doutor honoris causa ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas. Participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI), exercendo um papel crucial na conquista dos direitos indígenas, na Constituinte de 1988. Sua ocupação na ABL é um marco importante para inclusão indígena na literatura e cultura do país.

MARCELINO GALOO

Marcelino Galo homenageou a liderança indígena Ailton Krenak na Alba

Na moção protocolada na Assembleia Legislativa, Galo discorreu sobre a vida do homenageado, nascido em 1953 em Minas Gerais. Ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas, participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI).

A cerimônia de entrega do  colar de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL),  aconteceu na última sexta-feira (05), às 20h, no Petit Trianon, na cidade do Rio de Janeiro. O colar imortal e a espada foram  entregues pela atriz Fernanda Montenegro e pelo acadêmico Arnaldo Niskier, respectivamente.

Da Redação