WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



janeiro 2026
D S T Q Q S S
« dez    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 5/jan/2026 . 13:02

BA: Inscrições para o I Festival do Artesanato Baiano Indígena e da Economia Solidária (FABI) seguem abertas até 05 de janeiro

Artesanato produzidos pelos dos Tupinambá de Olivença em Ilhéus. Foto: Janaina Soares

Artesanato produzidos pelos dos Tupinambá de Olivença em Ilhéus. Foto: Janaina Alves Soares

Estão abertas, até 05 de janeiro, as inscrições para o I Festival do Artesanato Baiano Indígena e da Economia Solidária (FABI), iniciativa que valoriza a produção artesanal de povos indígenas e fortalece a economia solidária na Bahia. O Edital de Chamamento Público nº 015/2025, selecionará 60 participantes, incluindo artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas. Uma vaga é reservada exclusivamente para Mestre Artesão Indígena, e há uma cota mínima de 10% para artesãos indígenas com deficiência (PcD). Para garantir a candidatura, é essencial observar cuidadosamente as orientações do regulamento, conferir todos os anexos antes do envio e respeitar o prazo final.

:: LEIA MAIS »

Carlinhos Maia surpreende seguidores com visita a aldeia indígena em Trancoso

carlinhos maia

Além de promover entretenimento, Carlinhos Maia entrou para a lista de celebridades que usam sua fama para dar voz a outras causas.

Carlinhos Maia deixou seus seguidores de queixo caído neste sábado ao decidir explorar um lado bem especial de Trancoso, na Bahia. Conhecido pelas risadas e vida agitada nas redes sociais, o humorista abriu mão do roteiro tradicional dos famosos para visitar a aldeia indígena Lagoa Doce. O passeio, que foi totalmente registrado por Maia, mostrou um Carlinhos diferente, interessado em conhecer as raízes e as histórias dos moradores do local.

 

A movimentação foi grande nas redes! Vídeos da visita à comunidade ganharam destaque, revelando momentos descontraídos, muita conversa e até registros do influenciador experimentando a culinária típica da aldeia. O gesto rendeu elogios dos fãs, que destacaram a atitude respeitosa e curiosa do artista ao mergulhar na cultura indígena local. Quem acompanha Carlinhos já sabe: ele não para quieto e, desta vez, usou sua visibilidade para jogar luz sobre um povo cheio de tradição. Continue lendo e saiba todos os detalhes dessa visita surpreendente!

:: LEIA MAIS »

STF rejeita Marco Temporal, mas enfraquece direitos indígenas

ww

*Andressa Santa Cruz

Apesar de reafirmar a inconstitucionalidade do Marco Temporal, STF mantém pontos da Lei do Genocídio Indígena que podem afetar mais de 600 demarcações. Lideranças indígenas reunidas no Acampamento Terra Livre, em Brasília, em defesa dos territórios.

Mais uma vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a tese do Marco Temporal, na quinta-feira (18), com o placar final de 9×1 – apenas o Ministro André Mendonça votou contra. Entretanto, manteve a constitucionalidade de vários pontos da Lei 14.701/2023, conhecida como Lei do Genocídio Indígena. A decisão coloca em risco a segurança e os direitos fundamentais de 391 povos originários no Brasil.

Para Danicley Aguiar, coordenador da Frente de Povos Indígenas do Greenpeace Brasil, o STF “perdeu a oportunidade de também rejeitar a relativização do usufruto exclusivo das Terras Indígenas, em nome de um suposto desenvolvimento econômico, combatendo o preconceito histórico que estigmatiza os povos indígenas como incapazes de constituir estratégias de desenvolvimento.”  :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia