indios_arariba

Pelo menos 48 indígenas da aldeia de Araribá de Avaí (39 quilômetros de Bauru), Itaporanga e litoral de São Paulo viajaram nessa segunda-feira (9) para Brasília. O grupo participam da Mobilização Nacional Indígena, que vai acontece em Brasília,  hoje e amanha. O acampamento, que acontece há 12 anos, reforça as reivindicações dos povos indígenas em defesa de seus direitos, em especial pelo destravamento das demarcações das terras indígenas.

O cacique da aldeia Kopenoti localizada nas terras de Araribá, Edenilson Sebastião, o “Chicão”, explicou que participa da Mobilização que é um ato nacional contra a PEC 215, a Proposta de Emenda Constitucional para retirar a competência da demarcação de terras indígenas do Executivo federal (que não a está exercendo) para o Congresso Nacional.

Para os indígenas, essa PEC tem o objetivo evidente de acabar com as demarcações no Brasil. No caso de Araribá, em Avaí, há articulação para a revisão dos atuais limites da reserva. “Há reivindicação para uma possível ampliação que deve ser discutida em Brasília junto ao Ministério da Justiça. O número de indígenas aumentou, mas a área é pequena por possuir áreas de preservação ambiental”, explicou o cacique.