Tupinambá elegem novos representantes para o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus

Foto: Walney Magno
Ilhéus (BA) – A comunidade indígena Tupinambá de Olivença realizou, na última sexta-feira (18), na Aldeia Igalha, em Olivença, a Assembleia de Eleição dos novos representantes indígenas que irão compor o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus para o biênio 2026/2028.
O chamamento da assembleia e a condução dos trabalhos foram realizados pelos atuais representantes indígenas no colegiado, o presidente do Instituto dos Povos Indígenas da Bahia – Ação Bahia e jornalista Walney Magno, conselheiro titular, juntamente com sua suplente, a cacique Valdelice Jamopoty. A secretaria da assembleia ficou sob a responsabilidade do cacique Sival Magalhães.
Durante o encontro, lideranças e representantes das comunidades destacaram a importância da participação indígena nos espaços de formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas culturais do município.
Para o conselheiro Walney Magno, a renovação das representações fortalece o controle social e amplia a participação das novas gerações nos espaços de decisão.
“A necessidade de rotatividade no controle social entre os indígenas é essencial, pois esses espaços coletivos dão oportunidade de aprendizado para que os jovens conheçam melhor os ambientes de discussão e construção das políticas públicas voltadas para o setor. As conquistas já alcançadas até aqui precisam continuar e avançar muito mais”, destacou.
Já a cacique Valdelice Jamopoty ressaltou que a presença indígena no Conselho Municipal de Cultura é estratégica para assegurar o direito à participação e à defesa dos interesses dos povos originários.
“É nesses espaços que também temos a oportunidade de garantir nossa fala, apresentar nossas demandas e contribuir diretamente para a construção das políticas culturais do município”, afirmou a liderança.
Ao final da assembleia, foram eleitos como novos representantes indígenas para o Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus os indígenas Sosígenes Amaral e Silva Junior, na condição de conselheiro titular, e Amaury Amaral Souza, como suplente.
O Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus é um órgão colegiado composto por representantes de diversos segmentos culturais da cidade, tendo como finalidade promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para a formulação, acompanhamento e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cultura no município.
Da Redação











