funai_joao_pedro_goncalves_f_fer_oliveira

Presidente da Funai João Pedro Gonçalves está em visita a Roraima

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro Gonçalves, está em Roraima e participou de entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (18), na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos. Na oportunidade ele comentou sobre a promoção da educação indígena em Roraima que possui 65% de suas escolas indígenas (255 unidades) atendendo 14 mil estudantes.

O presidente veio a convite dos povos indígenas de São Marcos, comunidade localizada ao Norte do Estado, e ficará em Roraima até terça-feira, dia 19. O presidente da entidade discutiu com a governadora Suely Campos, maior participação do Governo Federal na promoção da educação indígena.

Segundo ele, é um desafio fazer uma educação indígena diferenciada, sendo o interesse em reforçar a relação e a qualidade do ensino para os povos indígenas. “Considero importante a visita à governadora do Estado, para retomar uma agenda sobre educação. O Governo do Estado estabeleceu um diálogo e nós vamos ampliar com o MEC [Ministério da Educação] para que as coisas aconteçam ao longo do ano. Temos que fortalecer as parcerias”, enfatizou.

Gonçalves destacou que o assunto é extremamente relevante para Roraima, por conta da presença expressiva e histórica dos povos indígenas. “Evidentemente que vamos discutir também sustentabilidade, gestão das terras, saúde”, acrescentou.