WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

ponte pontal ilheus secom bahia

novembro 2020
D S T Q Q S S
« out    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


Candidaturas indígenas fortalecidas na Bahia “vamos vencer mais essa luta”

O Indígena Cláudio Magalhães em uma cerimônia na aldeia, com o cacique Alício do Amaral.

Em Ilhéus o candidato Cláudio Magalhães de Olivença, se destaca para uma vaga no legislativo Municipal

Na Bahia com mais de 130 candidatos indígenas concorrendo as cadeiras no legislativo municipal, nos 46 municípios, das diversas etnias e partidos no estado, reafirma sua posição como uma das que mais sentiram a grande necessidade de ampliação nos números de representantes nas câmaras de vereadores dos municípios em que vivem.

Um levantamento feito pela coordenação de comunicação do Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia – Mupoiba, constatou-se um novo momento dentro da política do movimento indígena da Bahia, em função das grandes perdas das políticas públicas, que eram direcionadas aos povos tradicionais, bem como as pessoas mais carentes do país.

Ainda no levantamento se verificou que os mais de 130 candidatos, distribuídos entre os 46 municípios do estado, que houveram um número maior de registro de candidaturas pelo partido Comunista do Brasil (PC do B), com 27 candidatos, seguido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 23, e uma única candidatura a prefeito pelo município de Morro do Chapéu, que é a da indígena Sheilla Payayá, atualmente vereadora pelo PT.

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígena da Bahia – Mupoiba, têm dado um acompanhamento aos candidatos indígenas no estado, no sentido de contribuir com as estratégias e ações para um sucesso nesse pleito eleitoral. Segundo o coordenador geral do Mupoiba, Kahu Pataxó, “a falta de informações foi uma das preocupações do movimento, pois sabe das dificuldades enfrentadas pelos indígenas para o enfrentamento de uma campanha eleitoral, onde normalmente são vítimas dos grandes esquemas financeiros, que além de não contar com estruturas para a campanha, ainda sofrem com a compra de voto nas aldeias, mas vamos  vencer mais essa luta” afirmou o Coordenador.

Clique Aqui e confira a lista completa dos Candidatos Indígenas na Bahia

O presidente de honra do Mupoiba, ao lado de Cláudio Magalhães, em atividade do movimento na aldeia Itapoan.

Para Cláudio Magalhães Tupinambá de Olivença, candidato a vereador pelo PC do B em Ilhéus, e também membro do movimento, disse que “a necessidade de um instrumento político para o enfrentamento nas lutas de garantias dos direitos das politicas dos povos indígenas, ficaram muito mais clara depois desse presidente da estrema direita, Jair Bolsonaro, além do enfrentamento que vivemos que é essa pandemia, a Covid-19”,disse Magalhães.

Agnaldo Pataxó, ex-vereador pelo município de Pau Brasil

Em uma nova realidade os indígenas se candidataram com a certa que de fato, é possível serem protagonistas de suas iniciativas, ações e da reconstrução da própria história, escondida ao longo dos séculos.  Para o coordenador regional do Mupoiba, Agnaldo Pataxó, “essa necessidade mudança da visão que o indígena, é só pra viver nas aldeias, precisa definitivamente ser apagada” enfatizou Agnaldo.

1 resposta para “Candidaturas indígenas fortalecidas na Bahia “vamos vencer mais essa luta””

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia