IMG-20160119-WA0021IMG-20160119-WA0019

Casas foram derrubadas logo após saída das 72 famílias

Uma ação de reintegração de posse de terra foi realizada com o apoio da Polícia Militar na manhã desta terça-feira (19), na Terra Comuruxatiba, que fica na cidade de Prado, no extremo-sul da Bahia.
Conforme informações da liderança indígena Ricardo Oliveira, da Aldeia Pataxós do Caí, os policiais solicitaram a saída de todos os índios e, após a retirada, as casas foram derrubadas.
“Foi uma saída pacífica. A gente entende que os policiais estão aqui executando a ordem de um juiz, mas estamos preocupados porque nossas coisas estão aqui no meio da rua e ninguém tem para onde ir. No total, temos 72 famílias aqui”, desabafou Ricardo.

Jandaia Oliveira, professora da aldeia, disse que há previsão de reintegração em mais 10 áreas indígenas ainda nesta terça-feira. “Estamos aguardando a Funai para saber para onde vão levar essas famílias que estão aqui. O procurador da Funai estava tentando com o Supremo Tribunal Federal para derrubar essas liminares que estão sendo cumpridas”, disse.

A Fundação Nacional dos Índios (Funai), ainda não emitido nota se posicionando com relação ao assunto. O procedimento foi executado pela Policia Federal com o apoio da Caema da cidade de Itamaraju.