Dando continuidade à palestra, a professora Ivone abordou a educação do Parque do Tumucumaque. Representante também da educação indígena na Seed, ela enfatizou sobre a Legalidade da Educação Escolar Indígena no Brasil, as demarcações de suas terras, a língua materna dos povos indígenas, o processo de aprendizagem e a proteção que o Estado prevê aos indígenas – direitos esses conquistados e garantidos na constituição.
O professor Waldiney Lopes complementou de maneira rica as garantias legais desses direitos, definindo o funcionamento das leis, as resoluções e as diretrizes. “Os princípios da educação indígena são específicos, diferenciados, intercultural, bilíngue e comunitária, própria de cada comunidade indígena, além de suas especificidades, para compor o Projeto Político Pedagógico próprio, com regimento próprio, sistemática de avaliação, professores indígenas habilitados, currículo indígena. É preciso se trabalhar uma matriz que não considere apenas o currículo em si, mais o currículo indígena como parte significante, de qualidade, que faca diferença em todo esse processo de educação”.
O professor Evilázio Ribas, com experiência nas aldeias Waiãpi, referenciou esses povos pelo grande conhecimento e a larga experiência no processo de conquistas, do seu jeito próprio de viver e da lembrança de ser um povo. “A escola precisa ser um processo de mudança, o indígena é um povo único, mas com desavenças históricas, por isso se faz necessária a intervenção da escola”.
“Há uma distância muito grande do que existe de teoria, concepção e filosofia, do que ocorre na prática. A Lei 1.1645 determina que no currículo da educação básica de todo o Brasil deve ser veiculado o conhecimento sobre história e cultura afro-brasileira e indígena. Estamos refletindo sobre a aplicabilidade dessa legislação que precisa acontecer de forma mais consistente, e não mais de forma tímida. Esta atuação da Semed, realizando esta jornada, é muito importante porque leva os professores a parar para discutir acerca da temática educação para os povos indígenas”, concluiu o professor Waldiney Lopes.
Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067
Gostaria de contribuir com a matéria divulgada.
Valdiney Lopes é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Macapá.
Ao mesmo tempo, esclarecer que a referida Mesa Redonda com o Tema: Educação Indígena:Concepções e Práticas foi mediada pela Servidora Municipal, Especialista em Gestão Escolar e em Educação Profissional, Prof. SILVANA SOARES DOS SANTOS.
Ressaltando que o encontro tendo como ênfase debater sobre Currículo Inclusivo não poderia deixar de lado o relato de experiências exitosas que a comunidade indígena vem vivenciando no contexto educacional.