WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



maio 2016
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 1/mai/2016 . 21:49

Miss e Mister Indígena são eleitos por etnias Suruí e Cinta Larga em Cacoa

dsc_0779

Miss e Mister foram escolhidos no último sábado
(30), em Cacoal (Foto: Rogério Aderbal

Dia do Índio, no último sábado (30), foi marcado por uma série de atividades em Cacoal  (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. Apresentações de artes e técnicas tradicionais, danças, pinturas corporais, artesanatos e a escolha da Miss e do Mister Indígena aconteceram na praça municipal Jorge Teixeira de Oliveira.

Um dos momentos mais esperados foi o desfile dos candidatos à Miss e Mister indígena de Cacoal. Vinte e quatro jovens subiram na passarela e foram avaliados nos quesitos beleza natural, ornamentação, simpatia e expressão corporal e facial.  No fim, foi realizada a coroação dos vencedores e entrega das faixas de Miss e Mister Simpatia 2016. O vencedor Jacó Suruí, de 15 anos, conta que não esperava….. :: LEIA MAIS »

Condenado por matar o índio Galdino será servidor no Tribunal de Justiça

michel-temer

Max Rogério Alves passou em concurso no órgão que o condenou há 15 anos

BRASÍLIA – Um dos assassinos do índio Galdino Jesus dos Santos, morto em 1997 após ser queimado enquanto dormia numa parada de ônibus em Brasília, Max Rogério Alves foi aprovado em concurso público para trabalhar no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Condenado em 2001 por homicídio triplamente qualificado, conseguiu benefícios raros para um sentenciado por crime hediondo, de acordo com a lei da época, como liberação para fazer faculdade. A formação em direito é requisito do cargo de analista judiciário que Max poderá ocupar.

Ao GLOBO, Max disse acreditar que a condenação por ter matado Galdino não o impedirá de tomar posse no cargo, com salário de R$ 8,8 mil, sustentando que nem o edital do concurso nem lei específica preveem tal vedação. Pelas regras da seleção pública, os candidatos têm de apresentar certidões criminais negativas dos últimos cinco anos e não podem contar com “qualquer ato desabonador” na vida pregressa, a menos que o caso tenha transitado em julgado. Os requisitos deixam Max, que já…….. :: LEIA MAIS »

SBT visita tribo indígena

RHOQUEOK

O apresentador do SBT,  Rhoque Malizia passou por uma experiência incrível em sua recente viagem ao Mato Grosso, onde teve a oportunidade de visitar aldeias indígenas, em Campo Novo do Parecis.

A primeira parada, que vai ao ar no Turismo e Aventura deste domingo (1º de maio), foi na tribo Wazare. Com a parceira de programa, Renata Sartório, ele conheceu as tradições, provou da culinária e participou de danças e jogos nativos.

“Andamos de barco pelo Rio Verde, aprendi como se caça com arco e flecha, cantamos e dançamos numa comemoração indígena”, conta Rhoque, que ainda interagiu bem com crianças, ávidas em conhecer as novidades do mundo fora da aldeia. E por lá, o apresentador até descobriu um novo talento musical: “Conhecemos um jovem índio, que tem o sonho de ser cantor sertanejo”, revela.

Vale lembrar que o Programa Turismo e Aventura é vice-lider de audiência no horário e tem sempre entrevistas e lugares interessantes para apresentar aos telespectadores. Vejo sempre!

Crédito foto: Divulgação/Thiago Boavida

Miss e Mister Indígena eleitos para comemorar dia do índio em RO

mister indigena

Miss e Mister Indígenas de Rondônia

No mês em que se comemora o Dia do Índio, a Fundação Cultural de Cacoal (RO), cidade distante 480 quilômetros de Porto Velho, irá realizar a escolha do Miss e Mister Indígenas 2016. No evento apresentações de atividades lúdicas, pinturas, danças, exposição de artesanatos e o jogo de vôlei envolvendo índios e não indígenas também acontecerão. O evento que irá ocorrer no sábado (30) contará com a participação dos índios das etnias Cinta Larga, Suruí e Apurinã.

De acordo com o presidente da Fundação Deneval Mendes, a comemoração é importante, pois é uma forma de homenagear os primeiros moradores do Brasil. “Além de ser uma forma de homenagear os indígenas que sempre contribuíram para o crescimento do Brasil, o grande momento será a escolha do miss e mister Indigena, quando será realizada a troca de faixas”, destacou o presidente

O evento, que foi criado para valorizar o indígena, será realizado no sábado (30), na Praça Municipal Governador Jorge Teixeira de Oliveira. O jogo de vôlei será às 15 horas na quadra em frente a praça e o desfile está previsto para começar as 19 horas.

Por trás de uma demarcação, a poderosa imagem dos índios isolados

6e5efe51-6b8a-43e8-a77b-6add4c1d40fe

Ministério da Justiça declarou TI Kawahiva do Rio Pardo, para uso exclusivo de um povo em isolamento voluntário

O Ministério da Justiça publicou, em 20 de abril, a portaria declaratória da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, no Mato Grosso, com 411 mil hectares, junto de várias outras terras que estavam na gaveta e começam a ser declaradas e homologadas pelo governo após a votação do golpe no Congresso.

Esta TI, ao contrário das outras, é para o usufruto exclusivo de um povo que vive em isolamento voluntário, pelo menos um grupo que fala a língua tupi Kawahiva. Pelo fato de os indígenas viverem em “isolamento” como uma estratégia de resistência, por muito tempo grileiros e madeireiros alegavam que eles seriam “inexistentes”. Neste caso, uma imagem valeu mais do que mil ofensas racistas aos indígenas: o registro audiovisual feito pelo sertanista da Funai Jair Candor.

Em uma expedição coordenada por Candor, em julho de 2011, ele conseguiu filmar um….. :: LEIA MAIS »

Debatedores pedem atenção à cultura nativa na política de saúde voltada à população indígena

imagem_materia

As políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres indígenas precisam levar em conta o conhecimento acumulado pelas etnias. Esse foi um dos pontos destacados em debate promovido pelas Procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara, como parte do projeto Pautas Femininas, nesta quinta-feira (28). O evento teve a participação da senadora Regina Sousa (PT-PI).

Daiara Tukano, indígena que estuda na Universidade de Brasília e faz parte da primeira rádio online indígena do Brasil, a Rádio Yandê, defendeu o respeito à autonomia dos povos originários e aos seus conhecimentos durante a elaboração de políticas públicas voltadas para eles. O parto hospitalar, por exemplo, é considerado mais seguro, do ponto de vista ocidental, mas bate de frente com tradições ancestrais.

— Na cultura Ashaninka, o parto é uma coisa bastante solitária: a mulher vai para o meio da floresta e tem seu filho. Havia essa mãe que levou a filha ao hospital, não aguentou e foi parir no…. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia