:: 18/jul/2016 . 13:48
Tenda dos Saberes Indígenas terá observação astronômica no segundo ano de FIB
Sucesso de público no ano passado, a Tenda dos Saberes Indígenas volta a ser destaque da programação do Festival de Inverno de Bonito (FIB). O local ainda traz uma novidade: o Planetário Céu Guarani. A tenda ficará na Praça da Liberdade, ponto central do evento que acontece entre 28 e 31 de julho em Bonito (MS).
O objetivo é difundir os saberes tradicionais e a cultura indígena de várias etnias que habitam o estado, como o Kadwéu, Guarani, Terena, Ofaié, Atikum, Kinikinau e Guató. “A tenda vem no contraponto da globalização que pulveriza identidades e busca construir o mundo uniformizado”, afirma Ângela Silva, arte educadora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). :: LEIA MAIS »
Indígena ferido em acidente é transferido para Londrina
O helicóptero Falcão 3 do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fez dois resgates de vítimas de acidente para Londrina no domingo (17). Um dos casos é de um indígena ferido em uma colisão entre dois veículos em Tamarana. Valdemar Marcolino, de 42 anos, era passageiro de um dos carros. Ele foi resgatado pelo helicóptero e encaminhado ao Hospital Universitário entubado, sedado e com politraumatismo.
Pela manhã, o BPMOA foi até Ivaiporã prestar atendimento a uma mulher de 50 anos atropelada por uma motocicleta. Shirley Ferreira, de 50 anos, foi transferida para o Hospital João de Freitas, em Arapongas, com traumatismo craniano. O motorista também ficou gravemente ferido, e foi transportado para o Hospital da Providência em Apucarana.
BA – Governo inaugura o maior centro de operações de segurança da América do Sul
Governador Rui Costa inaugura o Centro no Centro Administrativa da Bahia
O combate à criminalidade na Bahia ganhou um novo capítulo com a inauguração, realizada nesta segunda-feira (18) pelo governador Rui Costa, do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, em Salvador. Localizada em um prédio de quatro andares, a unidade ocupa uma área de 13 mil metros quadrados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e funcionará como cérebro operacional para ações de segurança, reunindo em um único espaço as polícias Militar, Civil e Técnica, o Corpo de Bombeiros, além de agregar efetivos federais e municipais. :: LEIA MAIS »
O trauma histórico e a busca pela cura das feridas do espírito
A colonização deixou marcas profundas na memória dos povos que passaram e ainda passam por muitas formas de violência física, psíquica e espiritual. As águas ficaram salgadas de lágrimas das diferentes nações indígenas e vermelhas de sangue em todo o continente americano. Contar nossa história é também tocar em nossa ferida e todas lembranças dolorosas do passado.
O trauma histórico é uma realidade que não pode ser ignorada pela população indígena e por todos aqueles que são filhos do massacre. Reparação e reconhecimento é uma forma de encontrar justiça daquilo que jamais vai ser esquecido. Existe uma dor que atravessa gerações e é ela que alguns estão buscando curar pois acreditam que impede uma vida saudável e em harmonia com a terra. :: LEIA MAIS »
- 1