indios na ponte

Hoje pela manhã, terça-feira (9), em Ilhéus, os índigenas Tupinambá de Olivença e de outras etnias, realizaram uma caminhada em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas. Carregando faixas durante o evento os indígenas exigiram o fim do massacre e da criminalização e a demarcação de suas terras.

A caminhada teve início na Praia Maranata no bairro Pontal e seguiram pela Avenida Getúlio Vargas, no Pontal em direção à Ponte Lomanto Júnior, com encerramento na Catedral de São Sebastião na Avenida Soares Lopes  no centro da cidade.

A Polícia Militar e a guarda municipal de transito acompanharam a manifestação e orientaram o trânsito.Para o coordenador da Ação Tupinambá de Olivença, Cláudio Magalhães, o ato que marcou o Dia Internacional dos Povos Indígenas vem reafirmar a luta do povo tupinambá pela demarcação do território, de forma passiva e ordeira, para mostrar a real necessidade de regularização do território. “Demarcar o nosso território, é buscar efetivamente a paz e tranquilidade para nosso povo”, enfatizou Magalhães. A caminhada foi uma iniciativa de entidade indiginista e das comunidades indígenas, tendo sida acompanhada também pela representante do Funai Local.