WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



agosto 2016
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


:: 16/ago/2016 . 22:06

Encontro de Parteiras Indígenas tem início no Jordão

A PARTEIIRA

Com o intuito de resgatar, fortalecer e promover a troca de saberes tradicionais indígenas sobre o parto humanizado, está sendo realizado de 15 a 19 de agosto, no Jordão, o Encontro de Parteiras Indígenas, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá (Dsai), com apoio das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Comunicação (Secom).

A embaixadora do Banco de Leite Humano pelo Ministério da Saúde, atriz Maria Paula Fidalgo, participa desse encontro ao lado das equipes de saúde do Estado, do Dsai e do município. Ao todo, 27 parteiras indígenas se credenciaram para o evento, que teve abertura nesta segunda-feira, 15, no Centro de Florestania. :: LEIA MAIS »

Indígena poianaua é o primeiro a se formar em antropologia na UnB

A IMAGEM

Um jovem da etnia poianaua é o primeiro indígena a se formar em antropologia pela Universidade Brasília (UnB) Jósimo da Costa Constant, 27 anos, apresentou no fim de junho seu trabalho de conclusão de curso no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas da UnB, espaço conhecido como “maloca”. A cerimônia de colação de grau será em 14 de setembro.

Com orgulho de ser o primeiro índio a se formar a diplomar-se em antropologia pela UnB, Jósimo conta que vai seguir com os estudos. Antes mesmo de terminar a graduação, passou na seleção de mestrado em direitos humanos da universidade. :: LEIA MAIS »

Povos indígenas estão acampados na Secretaria de Educação de Pernambuco

A INDIO NA ESCOLA

Índios de 11 tribos de Pernambuco estão ocupando, nesta segunda-feira (15), a sede da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. Eles queriam chamar a atenção das autoridades para a situação das escolas públicas indígenas do estado, que, segundo o grupo, estão sucateadas. Levantando cartazes, os indígenas entraram no prédio ainda pela manhã. O grupo fez uma dança na área de convivência da secretaria. Desde então, eles permanecem no local. Os índios pedem a realização de concurso público para contratação de novos professores e melhor estrutura para as unidades de ensino. Em nota, a Secretaria de Educação informou que os indígenas entregaram uma pauta de reivindicações no fim da tarde. O texto diz também que o órgão propôs uma reunião para discutir essa pauta, mas que até o momento de publicação desta reportagem, não foi aceita. A secretaria disse ainda que mantém o diálogo e que aguarda um novo posicionamento do movimento.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia