:: 15/set/2016 . 8:26
Prevenção ao suicídio indígena também é foco do Setembro Amarelo
Prevenção ao suicídio indígena também é foco do Setembro AmareloBrasil Rural aborda o suicídio entre indígenas.
O Setembro Amarelo é uma campanha, criada em 2014, que busca conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Por isso, o Brasil Rural traz o problema ao debate e aborda o suicídio no caso dos indígenas. Sobre o assunto, foi entrevistada a antropóloga e assessora do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Lúcia Helena Rangel.
A especialista explica que o índice de suicídios entre indígenas é mais acentuado em comparação ao resto da sociedade brasileira. Diz também, que o problema é mais comum entre os jovens e com os homens. De acordo com a antropóloga, a falta de demarcação de terra é apontada como um dos motivos para o suicídio indígena.
Associação de mulheres do Xingu recebe Prêmio Pontos de Cultura Indígenas
Mulheres Yamurikumã do Xingu
A partir do projeto Rodas de Conversa das Mulheres Xinguanas, cerca de 100 indígenas se reúnem, todo ano, para debater temas que afetam o cotidiano das integrantes. A iniciativa, promovida pela Associação Yamurikumã das Mulheres do Xingu, foi uma das premiadas no Prêmio Pontos de Cultura Indígenas, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), em 2015.
A associação recebeu, neste mês, recursos previstos no edital. O projeto faz parte do compromisso assumido pela atual gestão da pasta de cultura. :: LEIA MAIS »
Governador determina cancelamento de contrato com três terceirizadas
Governador Rui Costa Cancela contrato com três empresas terceirizadas da SEC Foto: Carla Ornelas/SECOM/GOV-BA
Mais de 7 mil postos de trabalho serão preservados com a determinação do governador Rui Costa de cancelamento dos contratos com três empresas inadimplentes na prestação de serviços à Secretaria de Educação. A recomendação do governador é de que os trabalhadores eficientes atualmente ligados às empresas sejam mantidos, e os que não atendam às necessidades das unidades escolares sejam substituídos, todos por meio de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) válido até dezembro. :: LEIA MAIS »
Indígenas ocupam Dsei no MT
Guerreiros de 16 etnias do Xingu exigem exoneração de coordenador do Distrito Especial de Saúde Indígena, do qual suspeitam
Quando foi convidado a participar do Kuarup na aldeia Tuatuari, do povo Yawalapiti, em agosto último, o atual secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues, não hesitou um segundo e aceitou na hora. Poucas semanas depois, no entanto, ao ser convidado pelos indígenas para um diálogo político, relutou. Como relata abaixo a liderança do povo Kuikuro, Marrayury, também conhecido como Jair Cineasta: “Se vem na festa do Kuarup, por que não quer vir aqui para discutir os nossos problemas de atendimento de saúde?” :: LEIA MAIS »
Índios sugerem criação de rotas aéreas para região isolada no Amapá
Medida diminuiria problemas com transporte para aldeias do Tumucumaque.
Proposta foi apresentada à FAB durante reunião.
Lideranças indígenas sugeriram a criação de rotas aéreas regulares entre a região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Macapá, no Amapá. A medida seria uma alternativa para solucionar problemas de transporte e acesso as cerca de 50 aldeias do parque, uma região isolada onde o único meio de acesso é por via aérea.
A sugestão foi proposta em uma reunião realizada na terça-feira (13), entre indígenas, Força Aérea Brasileira (FAB), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF). :: LEIA MAIS »
- 1