WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



outubro 2016
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


:: 9/out/2016 . 12:40

ELEIÇÕES – 11 Mandatos de Vereadores Indígenas na Bahia

a-cacique-flavioCacique Flávio Kaimbé: Campeão de votos entre os indígenas na Bahia

No último domingo (2), em todo o estado baiano, foram eleitos 11 vereadores indígenas de diferentes etnias e aldeias. Dentre elas os Tuxá, Kiriri, Kaimbé, Payayá, Pataxó e Pataxó HaHaHãe. Entre os novos parlamentares, destaca-se o Cacique Flávio Kaimbé, de Euclides da Cunha, que se elegeu com 980 votos, sendo ele o campeão entre os indígenas no estado, e o segundo em todo o Brasil. “Tal acontecimento representa muito para nossas comunidades, trazendo esperança e avanço nas políticas públicas em benefício de nosso povos”. afirmou o Cacique Flávio.

 Os 11 eleitos, serão observados de perto pelas comunidades, que já declararam que irão acompanhar a atuação dos parlamentares. Que em sua maioria já militam na política através do movimento indígena e dos conselhos das diversas esfera no estado e dos municípios, contribuindo no controle social das políticas públicas, como a saúde, educação território, e as demais áreas.

 Mulheres indígenas eleitas

Entre os onze eleitos, três mulheres foram agraciadas para exercerem os mandatos de vereadoras. Indiara Pataxó, do município de Santa Cruz Cabrália, Ivany de Niaka, Rodelas, do PSDB, e a vereadora Sheyla Payayá, do Morro do Chapéu, do PT. O demais eleitos são eles:  Cacique Flávio Kaimbé, de Euclides da Cunha, pelo PT; Cacique Renivaldo Pataxó, Porto Seguro, PV; Pedrinho Marinheiro, Abaré, PPS; Josué Pataxó, Santa Cruz Cabrália, PSD; Agrício Índio, Kiriri, Banzaê, PPS; Joedson Ribeiro, Tuxá, Rodelas, PDT; Cacique Gerson Pataxó Hahahãe, Pau Brasil, PT, e Lourão Pataxó, de Pau Brasil, do PDT. Sendo esses dois últimos, reeleitos para o um novo pleito.

ELEIÇÕES 2016 – Povo Ikpeng elege primeiro vereador indígena de Feliz Natal

a-felic-cidade

Txonto Ikpeng foi eleito com 3,7% dos votos e deverá lutar por mais saúde e saneamento básico nas aldeias

Povo Ikpeng elege primeiro vereador indígena de Feliz Natal

Pelo menos sete cidades de Mato Grosso elegeram representantes indígenas para as Câmaras de Vereadores. Entre os candidatos eleitos está Txonto do Xingu (PMDB), o primeiro vereador indígena da cidade de Feliz Natal (a 511 km de Cuiabá).

Txonto, 30 anos, pertence ao povo Ikpeng e foi eleito com 3,7% dos votos. Ele explica que a campanha foi bem feita e a maioria dos eleitores que votaram nele são indígenas. No município existem mais de dois mil índios, porém, Txonto explica que alguns votam em cidades próximas, como Marcelândia.

:: LEIA MAIS »

ELEIÇÕES 2016 – Aos 18 anos, indígena se elege vereadora

a-indigena-vereadora

Em rede social a  jovem parlamentar indígena se manifestou após a confirmação da vitória

Nascida em Vilhena, a jovem Érika Negarotê Garcez, 18 anos, é a primeira mulher da etnia Nambiquara a se eleger para um mandato ao legislativo local. A estudante concorreu a vereadora na cidade de Comodoro (MT) e foi eleita com 264 votos. O sobrenome que ela usa é o de um subgrupo da etnia que habita a região.

Em seu perfil no Facebook, a jovem parlamentar indígena se manifestou após a confirmação da vitória: “Quero aqui agradecer de antemão a organização e a união de nossa gente, sem isso nada seria possível”. Ao indicar que chegou ao poder com a ajuda de sua gente, Érika, que disputou a eleição municipal pelo PRB, foi saudada nas redes sociais.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia