:: 21/nov/2016 . 9:07
Cubano do Mais Médicos reduz uso de antibióticos em aldeia indígena ao resgatar plantas medicinais
Na aldeia Kumenê, no Oiapoque, indígenas consumiam antibióticos de forma inadequada e excessiva. Médico cubano Javier Isbell Lopez descobriu que hábito estava associado à história do local, onde missionários evangelizaram os habitantes e os convenceram de que a utilização de plantas medicinais era um tipo de ‘feitiçaria’ que devia ser banido. Reintrodução de ervas com benefícios comprovados pela ciência reduziu uso de medicamentos.
Ao chegar à aldeia Kumenê, localizada no Oiapoque, extremo norte do Amapá, o cubano Javier Isbell Lopez Salazar se tornou o primeiro médico fixo da comunidade. Ele começou a atender a população local, formada por indígenas Palikur, em maio de 2014 e logo descobriu que os habitantes da região enfrentavam uma das maiores ameaças globais de saúde: o uso excessivo e inadequado de antibióticos. :: LEIA MAIS »
RO – Centro cultural indígena será inaugurado em aldeia de Cacoal
Centro retomará práticas perdidas com o contato com o branco.
Espaço pertence a Aldeia Paiter, na Terra Indígena Sete de Setembro.
Com a apresentação de cânticos, rituais e comidas típicas dos povos Paiter Suruí, será inaugurado na próxima terça-feira (22), o Centro Cultural da Aldeia Paiter Wagôh Pakob, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro em Cacoal (RO), cidade distante de Porto Velho cerca de 480 quilômetros.
O espaço, segundo os idealizadores, servirá para a retomada das práticas, valores e dos conhecimentos tradicionais do Paiter, que ser perderam no tempo, devido o contato com a sociedade não indígena. :: LEIA MAIS »
- 1