Festa movimenta a economia baiana

Os festejos juninos se espalham por mais de 300 municípios baianos com ingredientes da cultura local que mistura sagrado e profano, com animação de sobra para baianos e turistas. “O Governo da Bahia atua estrategicamente na promoção das festas como produto turístico que está nas prateleiras das agências de viagens do país e do exterior”, afirmou o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, ao participar nesta quinta-feira (dia 22) da abertura da programação, no Pelourinho e em Paripe, na capital.

O São João da Bahia é um dos mais relevantes elementos do processo de fortalecimento da atividade turística. Acontece em praticamente todas as zonas turísticas, com o apoio do governo estadual. “Os indicadores revelam a qualidade da festa e o quanto é competitiva”, enfatizou o secretário. 

“Os festejos de São João estão profissionalizados, atraem patrocínios público e privado e lotam hotéis, pousadas e restaurantes”, comemorou José Alves. “Os serviços prestados nesse período geram cerca de 140 mil empregos temporários e fortalecem a economia baiana”.

A logística do São João da Bahia demonstra o vigor desta festa. O sistema ferry-boat está preparado para conduzir 120 mil passageiros e mais de 22 mil veículos, neste final de semana. A Rodoviária de Salvador é utilizada por 170 mil pessoas distribuídas em horários convencionais e 1.800 horários extras. A Estrada do Coco (BA-099), em direção ao Litoral Norte, terá tráfego de 60 mil veículos, de acordo com a estimativa da Concessionária Litoral Norte (CLN), enquanto a ViaBahia Concessionária de Rodovias prevê movimento de  550 mil veículos.

O turismo interno e os excursionistas vão somar cerca de 1,5 milhão de pessoas que deixam a capital baiana em direção ao Interior do Estado, gerando receita bruta de aproximadamente R$ 700 milhões em mais de 300 cidades. Os números são indicadores de como a festa fomenta a economia, por meio do turismo, comércio, alimentação, transporte e lazer.

Interior – Em algumas cidades, a população dobra durante os festejos juninos, como em Senhor do Bonfim, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Piritiba, Euclides da Cunha e Cruz das Almas. Destaca-se também a animação das festas em Mucugê, Irecê, Jequié, Ibicuí, Valença e Porto Seguro, dentre outras.

Com uma das festas de São João mais famosas da Bahia, a cidade de Amargosa (240 quilômetros de Salvador), espera receber em 2017 mais que o dobro da população local, em cada um dos quatro dias de festejos, que serão realizados de 22 a 25 de junho.

Segundo o IBGE (censo de 2016), Amargosa tem população de 38.041 pessoas, enquanto a prefeitura espera receber 100 mil pessoas por dia de festa. Entre as atrações, estão Zé Ramalho e Estakazero. A Pousada do Bosque tem os seus 25 apartamentos reservados para o período da festa. Hóspedes oriundos de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. O hotel fazenda Colibri também estará lotado.

Confira a programação:

– Quinta-feira (22)

Paripe

19h – Forrozão

21h – Aviões do Forró

23h – Forró do Muído

1h – Genard

Largo do Pelourinho

17h – Orquestra Sanfônica

19h – Jeanne Lima

21h – Arnaldo Farias

23h – Renato Fechini

1h – Cangaia

Terreiro de Jesus

17h – Adelmario Coelho

19h – Virgílio

21h – Dorgival Dantas

23h – Carlos Pitta

1h – Nonô Curvêllo

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)

17h – Xote Bacana

19h – Caciques do Nordeste

21h – Trio Virgulino

23h – Flor Serena

1h – Dona Enkrenka

 

– Sexta-feira (23)

 

Paripe

17h – Menina Forrozeira

19h – Saulo Fernandes

21h – Luan Santana

23h – Papazoni

1h – Pra Casar

 

Largo do Pelourinho

17h – Tio Barnabé

19h – Colher de Pau

21h – Carlos Vilela

23h – Val Macambira

1h – Gereba

 

Terreiro de Jesus

17h – Filomena

19h – Cicinho de Assis

21h – Flávio José

23h – Genard

1h – Jó Miranda

 

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)

17h – Trio Anarriê

19h – Zefa di Zeca

21h – Rebeca Tárique

23h – Zelito Bezerra

1h – Zé de Tonha

 

 

– Sábado (24)

 

Paripe

17h – Dan Valente

19h – Estakazero

21h – Pablo

23h – Seu Maxixe

1h – Jhony Paixão

 

Largo do Pelourinho

17h – Kiko Salli

19h – Cacau com Leite

21h – Flor de Maracujá

23h – Poiz é

1h – Jorge Zarath

 

Terreiro de Jesus

17h – Del Feliz

19h – Targino Gondim

21h – Geraldo Azevedo

23h – Zelito Miranda

1h – Tenison Del Rey

 

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)

19h – Amor e Brasa

21h – Mel sem Pimenta

23h – Bando Virado no Mói de Coentro

1h – Cole Comigo