WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



abril 2018
D S T Q Q S S
« mar   mai »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


Mupoiba: Governador Garante cadeira no Conselho de Educação do Estado da Bahia

Fórum de Educação Indígena da Bahia, (Forumeiba), representará os povos indígenas no conselho de Educação do Estado. Foto: Ascom

Lembre atuação do Cacique Juvenal, no CEE, Clique Aqui:

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígena da Bahia (MUPOIBA), destaca a garantia das conquistas dos povos indígenas da Bahia, através das nomeações dos novos conselheiros, representantes da educação Escolar Indígena para o Conselho de Educação do Estado – CEE, em ato do Governador Rui Costa, reafirmando o compromisso do governo, com o controle social. O Cacique Juvenal Teodoro Payayá, que em 2012 foi membro fundador da vaga indígena no Conselheiro Estadual de Educação da Bahia CEE,  indicado pelo Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia –COPIBA, e  MUPOIBA, atuando nos anos de 2012 e 2013, no conselho, que por razão de saúde, afastou-se.

Em suas falas naquele colegiado, o Cacique Juvenal, destacava os avanços, mas também deixava claro que havia muito  ainda a ser conquistado no tangente à Educação indígena. “Construir uma  política educacional indígena não é só se preocupar com escolas em aldeias,  com professores para essas escolas. É também pensar a grade curricular  especial que o índio necessita, ter uma compreensão da condição indígena,  pensar no entorno dessa escola”, dimensionava Payaya.

conselheiro_juvenal_payaya

O Cacique Juvenal Payaya, o primeiro indígena a participar das  reuniões ordinárias do CEE-BA

De acordo a presidente reeleita no CEE, Anatécia Ramos Lopes Contreiras,  os esforços no sentido de reafirmar a vaga dos indígenas no conselho, tendo ainda mais uma suplência, demonstra a força da união entre as entidades e órgãos de representação do movimento indígena da Bahia, MUPOIBA, COPIBA e FORUMEIBA, que consolidam efetivamente, ferramentas para a garantia dos direitos indígenas.  “Esta pluralidade abre novos horizontes e torna possível debater e tornar políticas públicas para educação, com novos olhares”, ressaltou a presidente do CEE.

Os novos conselheiros representando os povos indígenas da Bahia, no conselho, nomeadas pelo Governador Rui Costa, foram: Titular – Jesuína Barbosa dos Santos – Tupinambá, e Suplente – Leidiane Marinheiro da Silva -Tumabalalá, que terão mandato de quatro anos.

Da Redação

1 resposta para “Mupoiba: Governador Garante cadeira no Conselho de Educação do Estado da Bahia”

  • Juvenal Payayá disse:

    Louvo a sensibilidade do Sr Governador firmado nos princípios democráticos e Sra presidente do CEE pela recondução do representante indígena a cadeira de Conselheiro de Educação do Estado da Bahia, o que tive a oportunidade de fundar a cadeira.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia