D. NIVALDA

No domingo (29), em Ilhéus, faleceu aos 86 anos, Dona Nivalda Amaral de Jesus, anciã do povo tupinambá,. O sepultamento aconteceu na segunda-feira (30), no Cemitério de Nossa Senhora da Escada, em Olivença.

Mãe da Cacique Maria Valdelice, a primeira cacique Tupinambá de Olivença, em Ilhéus, católica, Dona Nivalda, foi fundadora da Pastoral da Criança, nas comunidades de Olivença, onde prestou um grande trabalho, e tinha a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades. Liderança do movimento do Tupinambá, atuava voluntariamente na educação e saúde, era parteira, e muito querida, Nivalda, ao longo de sua caminhada pelas comunidades, foi quem mais promoveu batizados, e que mais tinha afilhados e afilhadas.

No movimento de luta pelas terras dos Tupinambá de Olivença, era referência na demarcação do território, Nivalda, se destacava pela as iniciativas, sendo uma das principais lideranças, que entre outras ações, foi quem sempre buscou o resgate do Manto dos Tupinambá realizava as Caminhadas em memória as Mártires do Massacre do Rio Cururupe, que acontece uma vez no ano. Foram varias manifestações de pesar pelo falecimento de Dona Nivalda, tanto das comunidades, bem como de autoridades, que a conheciam todo o trajeto e a história de vida da grande guerreira, que sempre lutou em favor dos mais carentes, principalmente das crianças.

a-puxada