Os manifestantes prometem permanecer no local até o meio dia de hoje

Tupinambá de Olivença fecham a BR 001, no município de Ilhéus-Bahia, na altura do Parque de Olivença, em ação que faz parte das manifestações “Janeiro Vermelho – demarcação já” SANGUE INDÍGENA – nenhuma gota há mais. Articulada pela APIB, com o apoio do MUPOIBA, os Tupinambá exige a demarcação do território Tupinambá, paralisado por decisões políticas e por interesses econômicos, o que vem gerando uma serie de violência contra o povo e perseguições e ataques as suas lideranças. repudiam também as falas e postura do governo Bolsonaro.

A Cacique Valdelice do Amaral, coordenadora local do Movimento Unido de Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), adverte que não aceitará a municipalização da saúde indígena. Lembrou a Cacique Valdelice, que depois de muita luta conquistaram a criação da Sesai, que é a Secretaria Especial de Saúde Indígena, hoje sendo ameaçada de extinção pelo atual ministro da saúde, que não veio na base perguntar aos indígenas sobre a possível mudança de sistema. “Sempre lutamos por essa conquista, e o que precisamos é melhorar e não acabar com a saúde de nosso”, disse Valdelice.

a reivind 5 o0k

Na manifestação houve também uma reivindicação para a colocação urgente de um quebra-molas nas proximidades do Condomínio Aguas de Olivença, em frente a Aldeia Itapoan, onde no ultimo dia 27 de janeiro, houve um atropelamento de um adolescente indígena de 17 anos, acabou morrendo, fato que gerou grande indignação por partes dos indígenas.

Com informações de Haroldo Heleno